No dia 2 de outubro, o carioca vai às urnas votar em seis cargos eleitorais, entre eles o posto de governador. Em um estado com histórico de prisões por corrupção, eleitores têm, cada vez mais, buscado por opções variadas entre os concorrentes aos cargos públicos. Por isso, confira aqui os nove candidatos registrados na Justiça Eleitoral que disputarão o cargo de chefe de estado.
CLAUDIO CASTRO (PL)
Atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, de 42 anos, foi vice de Wilson Witzel e assumiu o posto após o impeachment do ex-governador. Formado em Direito, era chefe de gabinete do deputado federal Marcio Pacheco, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e, posteriormente, foi eleito vereador em 2016. Atualmente, o advogado é filiado ao Partido Liberal (PL), e possui Washington Reis como vice. É considerado uma das principais apostadas da direita.

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
CYRO GARCIA (PSTU)
Filiado ao PSTU, Cyro Garcia, de 67 anos, é historiador, professor, bacharel em Direito e reconhecido por sua presença marcante no movimento sindical. Sua vida política começou cedo, e além de participar da criação do partido do qual é filiado, foi deputado federal entre 1992 e 1993. Durante a convenção do PSTU, oficializou sua candidatura e o nome de Samantha Guedes como vice.

(Foto: Reprodução/Facebook Cyro Garcia)
EDUARDO SERRA (PCB)
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Serra, 66 anos, formou-se em Engenharia e se especializou em planejamento econômico. Serra já concorreu ao cargo de prefeito, governador e senador do Rio, mas não obteve sucesso. Agora, é filiado ao PCB e sua vice é a sindicalista Bianca Novaes.

(Foto: Divulgação/PCB do Rio de Janeiro)
JULIETE PANTOJA (UP)
Juliete Pantoja iniciou sua vida política aos 15 anos, na Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro. Atualmente, aos 32 anos, é educadora e coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), projeto focado em lutar pelo direito à moradia. Juliete é candidata pelo partido Unidade Popular (UP) e tem a estudante Juliana Alves como vice.

(Foto: Reprodução/Instagram)
LUIZ EUGÊNIO HONORATO (PCO)
Metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Luiz Eugênio Honorato, de 61 anos, é candidato pelo partido Partido da Causa Operária (PCO).

(Foto: Reprodução/Youtube)
MARCELO FREIXO (PSB)
Formado em História, Marcelo Freixo, de 55 anos, é reconhecido por sua longa vida política desenvolvida no PSOL. Ocupou o cargo de deputado estadual por três mandados e disputou a prefeitura do Rio por duas vezes, nos anos 2012 e 2016, respectivamente. Agora, filiado ao PSB, tem o ex-prefeito Cesar Maia na posição de vice-governador em sua chapa.

(Foto: Reprodução/Facebook)
PAULO GANIME (Novo)
Paulo Ganime, de 38 anos, é engenheiro, deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro e líder da legenda na Câmara dos Deputados, em Brasília. Filiado ao partido Novo, Ganime terá o biólogo Hélio Secco como seu vice.

(Foto: Mariana Ramos/Câmara dos Deputados)
RODRIGO NEVES (PDT)
Com mais de 20 anos na vida política, Rodrigo Neves, de 46 anos, já foi prefeito de Niterói por dois mandados, vereador, deputado e secretário estadual. Formado em Sociologia, é filiado ao PDT e terá o ex-presidente da OAB RJ, Felipe Santa Cruz (PSD) como seu vice.

(Foto: Reprodução/Instagram)
WILSON WITZEL (PMB)
Formado em Direito, Wilson Witzel, de 54 anos, já foi defensor público e juiz. Em 2020, abandonou a magistratura para entrar no campo político e foi eleito governador do Rio de Janeiro. Logo depois, Witzel foi afastado do cargo por indícios de corrupção e, posteriormente, sofreu impeachment. Desde então, busca provar sua inocência e derrubar a sua inelegibilidade decretada pelo Tribunal Especial Misto.

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.
Foto de capa: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repórter Isabelle Valente com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Conheça os concorrentes ao Palácio do Planalto
Pingback: Eleições 2022: saiba como consultar local de votação pela internet | Agência UVA