No Dia Internacional da Luta Contra a LGBTQ+fobia, que se comemora nesta terça-feira, 17 de maio, mais um combate foi vencido, e dessa vez, no esporte. O passo foi dado pelo inglês Jake Daniels, jogador de futebol do Reino Unido, que se assumiu homossexual. Falando abertamente e de forma inédita numa carta postada no site de seu clube, ele diz ter enfrentado o que classificou como “um período de muita mentira”. O britânico agora se torna o segundo jogador profissional de futebol do país a expor sua sexualidade publicamente, depois de Justin Fashanu, em 1990.
Jake Daniels (17) é destaque da equipe do Backpool FC, que atualmente disputa a segunda divisão do futebol inglês. O jovem trouxe sua sexualidade à tona em um movimento que vem ganhando força no esporte mundo a fora, e que, segundo ele, foi impulsionado pela coragem de outros atletas que deram o mesmo passo:
“Fui inspirado por outros, como Josh Cavallo, a ser corajoso e determinado para tomar essa decisão”, disse Jake, referenciando o jogador australiano que se assumiu gay publicamente no fim do ano passado.
A data de 17 de maio faz referência ao dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade de sua classificação internacional de doenças (CID-10), nos anos 1990.
Em 2022, o marco teve um bom motivo de celebração antecipada, visto que ainda no dia 16 as plataformas de notícias esportivas já traziam a declaração do jovem atleta como pauta.

(Foto: Reprodução/Backpool FC)
Nas redes sociais, grandes clubes do futebol europeu prestaram suas homenagens ao rapaz. Entre eles está o Tottenham, também da Inglaterra. que tem como lema “Ousar é realizar”.
Ainda na plataforma, amantes do esporte e torcedores britânicos também prestaram suas homenagens públicas ao jogador.
No fim de sua carta, Jake deixa uma mensagem de incentivo, força e coragem não apenas para seus fãs e torcedores do Blackpool FC, como para toda a comunidade LGBTQ+:
“Há pessoas lá fora no mesmo espaço que eu que podem não se sentir confortáveis revelando sua sexualidade. Eu só quero dizer que você não tem que mudar quem você é, ou como você deve ser, apenas para se encaixar. Ser você e ser feliz é o que mais importa”, disse.
Leia a carta oficial do jogador no site do clube: “Uma mensagem de Jake Daniels”
Foto da capa : Divulgação Blackpool FC
Juan Julian (2º período) com revisão de Gabriel Folena (5º período)
LEIA TAMBÉM: Torcidas organizadas LGBT lutam contra a homofobia estrutural no futebol
LEIA TAMBÉM: Futebol brasileiro: crimes crescem dentro e fora do campo
Um aluno do segundo período com um texto esclarecedor . Meus parabéns, Juan Julian!
Parabéns para a UVA. Pelo investimento concreto nas futuras gerações. Promovendo de fato oportunidades para seus alunos demonstrarem seu talento. Parabéns para todos os envolvidos nesta matéria.
Assunto de relevância e escrito de forma direta e esclarecedora.
Pingback: Depois do jogador britânico Jake Daniels, árbitros escoceses assumem publicamente suas sexualidades | Agência UVA
Pingback: Lewis Hamilton ganha título de cidadão honorário do Brasil | Agência UVA