“Eu vejo muito mais o diálogo como o caminho para a evolução”, realçou Igor Coelho, apresentador do Flow Podcast, no bate-papo que ocorreu no domingo (1) durante a mesa “StageCast Flow” no palco StoryVillage do Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina. Dentre os principais assuntos discutidos na mesa estão a democratização do conteúdo podcast, a forma de lidar com os investimentos para gravação, as estratégias de uso dos conteúdos, e o diálogo como porta de esperança para um mundo melhor.
Com foco principal na disseminação do conteúdo podcast, a conversa contou com a participação de Igor Coelho (Igor 3k), criador e host do Flow Podcast, e Gianluca Eugenio (Gianzão), diretor e produtor do canal, que buscaram no podcast uma maneira de humanizar conversas e torná-las mais verdadeiras e próximas ao público.
“Nesse período, todos nós passamos por diversas crises financeiras, como não termos os equipamentos necessários para gravação, e não sabíamos se iríamos prosseguir nesse caminho do podcast. Fomos do jeito que dava. Só em 2020 que o programa começou a ser rentável, criando corpo, furando bolhas, e atingindo a grande mídia em números expressivos de visualização”, aponta o apresentador sobre o início do projeto em 2018.
O desligamento de Bruno Aiub (Monark) do programa, após comentários polêmicos envolvendo a criação de um partido nazista no Brasil, foi um dos pontos comentados. Entre desabafos e reflexões, uma pergunta contundente que veio da plateia questionou se, caso o comentário de Monark não repercutisse tanto nas mídias, o desligamento teria acontecido da mesma forma.
Em resposta à pergunta, Igor não escondeu o perdão dado a Monark, e diz ter sido uma fala “infeliz” do ex-sócio. Ele não negou a responsabilidade de tratar o assunto “da melhor maneira” quanto a continuação do Monark na empresa, caso a repercussão não tivesse sido tão grande. Após a saída, sua parte foi vendida para Igor Coelho.

Durante o evento, Gianluca e Igor apontaram que vinham realizando entrevistas de caráter político, para compreender a necessidade do público com base nas eleições para a prefeitura de São Paulo.
“Ficou evidente que muitos dos políticos convidados eram completamente diferentes depois que ligavam a câmera, e aparentavam ser a personificação de um personagem. Tivemos o “entertainer”, que buscava animar e divertir, e o “palestrinha”, querendo convencer você a comprar sua gestão”, exemplifica Igor Coelho.
Os convidados revelaram ainda que o Flow Podcast busca democratizar o acesso à informação de seu público, contabilizando as visualizações dos vídeos do próprio canal e, a partir da criação de uma tecnologia desenvolvida pelos próprios membros, “driblar” a forma como o algoritmo funciona.
Além disso, Igor falou sobre os detalhes na tramitação da compra do super chat do YouTube através de uma taxa percentual cobrada sobre o rendimento de divulgação das mensagens. Ainda em fase Beta, a ideia foi trazer uma plataforma própria que contemplasse os espectadores, e não os obrigassem a comprar mensagens que se destacam no chat com foco em aproximar o criador do fã.

Por fim, em um momento “conversa de bar”, foram realizadas comparações entre a internet e a Idade Média, realçando o sentimento de evolução necessário, para que as pessoas conversem de forma mais civilizadas umas com as outras. Para Igor, é interessante resgatar a memória da troca da moeda durante a idade Média para os dias atuais, comparando-a com o movimento de criação da moeda digital, bem como desmontar o cenário de destilação do ódio e promover o diálogo — em especial no Twitter, que cita ser a plataforma mais prejudicada.
“O diálogo não se reflete tanto assim no mundo da internet, porque não é possível você falar algo nela e todos estarem dispostos a conversar. Tem sempre alguém querendo cancelar o próximo, no momento em que você fala “A” e o outro entende “B” de maneira proposital”, diz Igor.
O convidado ainda contestou o fato de as pessoas não mais expressarem suas próprias visões de mundo sobre as questões que estão sendo trazidas a elas. “Elas compram toda uma “cartilha” que vai definir como você vai pensar”, complementa Igor.
Foto de capa: Pexel
Luiz Guilherme Reis (3° período), com revisão de Leonardo Minardi (7° período)
LEIA TAMBÉM: Palestra sobre plataformas digitais gera representação geográfica no palco do StoryVillage, na Rio2C
LEIA TAMBÉM: No último dia da Rio2C, diversidade e tecnologia foram protagonistas
0 comentário em ““Diálogo é o caminho para a evolução”, diz apresentador do Flow Podcast”