Agência UVA

Agência UVA

Redação Experimental de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Banca Virtual
  • Início
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esporte
  • Saúde
  • Educação
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Moda
  • Expediente
Agência UVA
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Banca Virtual
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Banca Virtual
  • Início
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Internacional
  • Esporte
  • Saúde
  • Educação
  • Tecnologia
  • Cultura
  • Moda
  • Expediente

SAIBA MAIS

• A AgênciaUVA

• Expediente

• Fale conosco

Comunicação

“Diálogo é o caminho para a evolução”, diz apresentador do Flow Podcast

Igor Coelho e Gianluca Eugenio, respectivamente apresentador e diretor do Flow, explicam a saída do Monark do canal

por Luiz Guilherme Reis
4 de maio de 2022
Comentários 0

“Eu vejo muito mais o diálogo como o caminho para a evolução”, realçou Igor Coelho, apresentador do Flow Podcast, no bate-papo que ocorreu no domingo (1) durante a mesa “StageCast Flow” no palco StoryVillage do Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina. Dentre os principais assuntos discutidos na mesa estão a democratização do conteúdo podcast, a forma de lidar com os investimentos para gravação, as estratégias de uso dos conteúdos, e o diálogo como porta de esperança para um mundo melhor.

Com foco principal na disseminação do conteúdo podcast, a conversa contou com a participação de Igor Coelho (Igor 3k), criador e host do Flow Podcast, e Gianluca Eugenio (Gianzão), diretor e produtor do canal, que buscaram no podcast uma maneira de humanizar conversas e torná-las mais verdadeiras e próximas ao público.

“Nesse período, todos nós passamos por diversas crises financeiras, como não termos os equipamentos necessários para gravação, e não sabíamos se iríamos prosseguir nesse caminho do podcast. Fomos do jeito que dava. Só em 2020 que o programa começou a ser rentável, criando corpo, furando bolhas, e atingindo a grande mídia em números expressivos de visualização”, aponta o apresentador sobre o início do projeto em 2018.

O desligamento de Bruno Aiub (Monark) do programa, após comentários polêmicos envolvendo a criação de um partido nazista no Brasil, foi um dos pontos comentados. Entre desabafos e reflexões, uma pergunta contundente que veio da plateia questionou se, caso o comentário de Monark não repercutisse tanto nas mídias, o desligamento teria acontecido da mesma forma.

Em resposta à pergunta, Igor não escondeu o perdão dado a Monark, e diz ter sido uma fala “infeliz” do ex-sócio. Ele não negou a responsabilidade de tratar o assunto “da melhor maneira” quanto a continuação do Monark na empresa, caso a repercussão não tivesse sido tão grande. Após a saída, sua parte foi vendida para Igor Coelho.

Apresentador do Flow Podcast, Igor Coelho, lembra do desligamento do ex-sócio Monark (Foto: Luiz Guilherme Reis/Agência UVA)

Durante o evento, Gianluca e Igor apontaram que vinham realizando entrevistas de caráter político, para compreender a necessidade do público com base nas eleições para a prefeitura de São Paulo.

“Ficou evidente que muitos dos políticos convidados eram completamente diferentes depois que ligavam a câmera, e aparentavam ser a personificação de um personagem. Tivemos o “entertainer”, que buscava animar e divertir, e o “palestrinha”, querendo convencer você a comprar sua gestão”, exemplifica Igor Coelho.

Os convidados revelaram ainda que o Flow Podcast busca democratizar o acesso à informação de seu público, contabilizando as visualizações dos vídeos do próprio canal e, a partir da criação de uma tecnologia desenvolvida pelos próprios membros, “driblar” a forma como o algoritmo funciona.

Além disso, Igor falou sobre os detalhes na tramitação da compra do super chat do YouTube através de uma taxa percentual cobrada sobre o rendimento de divulgação das mensagens. Ainda em fase Beta, a ideia foi trazer uma plataforma própria que contemplasse os espectadores, e não os obrigassem a comprar mensagens que se destacam no chat com foco em aproximar o criador do fã.

O produtor Gianluca salientou a importância de criação de uma plataforma proprietária (Foto: Luiz Guilherme Reis/Agência UVA)

Por fim, em um momento “conversa de bar”, foram realizadas comparações entre a internet e a Idade Média, realçando o sentimento de evolução necessário, para que as pessoas conversem de forma mais civilizadas umas com as outras. Para Igor, é interessante resgatar a memória da troca da moeda durante a idade Média para os dias atuais, comparando-a com o movimento de criação da moeda digital, bem como desmontar o cenário de destilação do ódio e promover o diálogo — em especial no Twitter, que cita ser a plataforma mais prejudicada.

“O diálogo não se reflete tanto assim no mundo da internet, porque não é possível você falar algo nela e todos estarem dispostos a conversar. Tem sempre alguém querendo cancelar o próximo, no momento em que você fala “A” e o outro entende “B” de maneira proposital”, diz Igor.

O convidado ainda contestou o fato de as pessoas não mais expressarem suas próprias visões de mundo sobre as questões que estão sendo trazidas a elas. “Elas compram toda uma “cartilha” que vai definir como você vai pensar”, complementa Igor.

Foto de capa: Pexel

Luiz Guilherme Reis (3° período), com revisão de Leonardo Minardi (7° período)

LEIA TAMBÉM: Palestra sobre plataformas digitais gera representação geográfica no palco do StoryVillage, na Rio2C

LEIA TAMBÉM: No último dia da Rio2C, diversidade e tecnologia foram protagonistas

Compartilhe

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
Tagsdemocracia • diálogo • Flow Podcast • Monark • Rio2C

0 comentário em ““Diálogo é o caminho para a evolução”, diz apresentador do Flow Podcast”

Deixe um comentário Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

Navegação de posts

Post anterior
Post seguinte

VEJA NOSSOS OUTROS PRODUTOS

Está curtindo o site da AgênciaUVA? Aproveite para conhecer outros produtos do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida.

• Jornais digitais

• Revistas Veiga Mais

• Rádio e TV

ACESSE TAMBÉM:

  • UVA DADOS
  • Banca Virtual
  • PPC Jor

Relacionado

Agência UVA

VEJA TAMBÉM

  • UVA DADOS
  • Banca Virtual
  • PPC Jor

 

CONTATO

Tel.: 2574-8919 Ramal: 8018682
E-mail: agencia@uva.br

  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Banca Virtual
Blog no WordPress.com.
  • Seguir Seguindo
    • Agência UVA
    • Junte-se a 273 outros seguidores
    • Já tem uma conta do WordPress.com? Faça login agora.
    • Agência UVA
    • Personalizar
    • Seguir Seguindo
    • Registre-se
    • Fazer login
    • Copiar link curto
    • Denunciar este conteúdo
    • Ver post no Leitor
    • Gerenciar assinaturas
    • Esconder esta barra
 

Carregando comentários...