Foi sofrido, mas o Botafogo venceu o Operário-PR na tarde desta segunda-feira (15) no estádio Nilton Santos pela 36ª rodada da série B do Brasileirão e garantiu o acesso à série A do campeonato. Com a vitória, o time carioca chegou aos 66 pontos e não pode mais ser alcançado pelo 5º colocado, que só pode chegar aos 65. De quebra, o Glorioso ainda reassumiu a liderança da série B.
O primeiro tempo começou equilibrado. A primeira chance foi do Botafogo, logo aos quatro minutos, com Marco Antônio. O Operário respondeu logo em seguida. Aos onze minutos, Thomaz finalizou para fora. O Botafogo só assustou novamente aos 35 do primeiro tempo. Após cruzamento na área, Reniê, do Operário, cabeceou mal e quase marcou contra.
O Operário começou pressionando no segundo tempo. Aos dois minutos, Thomaz obrigou o goleiro Diego Gonçalves a fazer boa defesa após chute de fora da área. Aos sete, Paulo Sérgio perdeu outra chance para o Fantasma. A pressão do time paranaense era enorme, e após uma sequência de ataques, o lateral-esquerdo Fabiano abriu o placar para os visitantes. Ele aproveitou um escanteio mal afastado pela zaga botafoguense e chutou forte para abrir o placar.
Depois de sofrer o gol, o Botafogo melhorou na partida e chegou ao empate aos 28 minutos. Em cruzamento de Chay, Pedro Castro se antecipou a zaga do Operário e testou firme para o fundo da rede. O gol do acesso saiu aos 36 minutos. Após novo cruzamento, Rafael Navarro disputou com a zaga do Operário e conseguiu mandar a bola para o gol. Festa no Nilton Santos.

Ficha Técnica e Escalação
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Fabiano 16’/2ºT (0-1), Pedro Castro 28’/2ºT (1-1) e Rafael Navarro 36’/2ºT (2-1)
Cartões amarelos: Leandro Vilela e Fabio Alemão (OPE)
Botafogo: Diego Loureiro; Daniel Borges (Ronald 35’/2ºT), Carli, Kanu e Hugo (Carlinhos 18’/2ºT); Luís Oyama, Pedro Castro (Barreto 35’/2ºT) e Chay (Matheus Frizzo 29’/2ºT); Marco Antônio (Warley 18’/2ºT), Rafael Navarro e Diego Gonçalves – Técnico: Enderson Moreira.
Operário-PR: Thiago Braga; Lucas Mendes, Fábio Alemão, Reniê e Fabiano; Guedes (Marcelo Santos 26’/2ºT), Leandro Vilela (Rodrigo Pimpão – Intervalo) e Marcelo (Rafael Chorão 41’/1ºT); Thomaz, Paulo Sérgio (Schumacher 35’/2ºT) e Felipe Garcia (Odivan 26’/2ºT) – Técnico: Ricardo Catalá.
LEIA TAMBÉM: Jogo entre Fluminense e Palmeiras termina em noite de festa tricolor
Felipe Andrade – 3º período
Com revisão de Bárbara Souza – 8° período
Pingback: Vasco e Vila Nova ficam no empate em jogo movimentado em Goiânia | Agência UVA
Pingback: Fora de casa, Botafogo tenta garantir o título da Série B de forma antecipada | Agência UVA