Cultura

Secom 2021: Jorge Ramos fala da rádio pública e realiza oficina com alunos

Evento mostrou um pouco de como funciona uma programação de rádio.

O rádio brasileiro foi um das principais responsáveis pela unificação linguística do país. Como já dizia Edgard Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil, “o rádio é a escola dos que não têm escola”. O veículo, considerado um dos pioneiros no campo da comunicação no país, esteve no centro dos debates durante Semana da Comunicação (Secom) da Universidade Veiga de Almeida (UVA), que convidou, na última quinta-feira (27), o professor e radialista Jorge Ramos, para falar um pouco sobre a importância da rádio pública. No encontro, ele também ministrou uma oficina com alunos.

O encontro foi mediado pelo aluna de Comunicação, Isabella Caneshi. No início da live o convidado apresentou o estúdio e a programação na rádio Roquete Pinto, onde atua.

Jorge Ramos mostrando de como funciona a rádio Roque Pinto. Foto Reprodução/ Youtube

“Nosso trabalho tem sempre um roteiro programado, as entrevistas, as participações dos jornalistas, os quadros do dia dia. Por tanto, quem ouve a rádio hoje, quem está ali, acaba não percebendo detalhes importantes, mas que garantem nossa qualidade”, expressou o radialista.

Em seguida, o radialista contou para o público quais são os principais fundamentos para ter uma boa locução durante uma programação de rádio.

“Para que a gente consiga passar uma informação clara e assertiva, precisamos ter os seguintes elementos: a respiração, entonação, o ritmo, compreender a mensagem que queremos passar, esses são alguns dos ingredientes que fazem parte do nosso objetivo. Mas, outro fator importante para passar a informação, é a voz”, afirmou o radialista.

Durante o encontro, alguns alunos exercitaram também o uso da voz, numa “oficina virtualizada”.

Alguns alunos praticaram os exercícios vocais, a pedido do radialista. Foto: Reprodução/ Youtube

Durante os exercícios, Jorge Ramos, explicou para os alunos que quando queremos passar alguma mensagem, temos que ter sentimento.

“O texto tem que trabalhar com sentimento, com a emoção de cada um de nós. Por isso, precisa ler de uma forma mais calma, o texto precisa ser pausado, a mensagem tem que marcar como um carimbo, marcar as principais palavras”, explicou o radialista.

Para assistir a Live completa, acesse o link abaixo.

LEIA TAMBÉM: Secom 2021: a pluralidade musical brasileira do Coala Festival em pauta

LEIA TAMBÉM: Secom 2021: live comemorativa dos 100 anos da Folha de São Paulo inicia terceiro dia de evento

Mateus Almeida Marinho- 8º período

0 comentário em “Secom 2021: Jorge Ramos fala da rádio pública e realiza oficina com alunos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s