Da sala de aula

Psicólogos fazem atendimentos online em meio à pandemia

Mudança nas consultas evita que pacientes fiquem sem acompanhamento

Com a implementação do isolamento social motivado pelo novo Coronavírus, o mundo precisou se adequar e a rotina de profissionais de diversas áreas foi afetada. No Brasil, o trabalho dos psicólogos, que antes era feito em consultório com encontros presenciais, viu-se submetido a atendimentos virtuais para continuar acontecendo.

Embora possa ser um mundo novo para esses profissionais, a busca por um melhor resultado transforma a ocasião em aprendizado. A psicóloga Rosa Freitas, de 56 anos, conta que, pressionada pelo momento, precisou estudar para se adaptar aos novos métodos de atendimentos, “É uma realidade que se faz atual e temos que desenvolver novas técnicas. Precisei aprender a lidar com aplicativos e chamadas de vídeo”.

A mudança de atendimento atingiu também os pacientes que, se antes tinham o contato presencial com o psicólogo, agora falam para uma tela de computador. A privacidade nas sessões é o maior problema enfrentado pela estudante Clara do Carmo Parker, de 22 anos, “A maior questão é você ter um espaço em casa e se sentir confortável para poder conversar sobre todos os assuntos, principalmente se precisar falar sobre sua família, que está ali perto na hora da consulta. Se não tiver privacidade gera um incômodo”, conta.

Para a psicóloga Laís Mendes, de 24 anos, a privacidade do cliente é a maior dificuldade enfrentada na hora das consultas, mas com o tempo é superada. Ela conta que parte do profissional a iniciativa de tornar o encontro mais leve e que o principal é fazer as adaptações necessárias, pois o espaço, mesmo que online, é todo do paciente e precisa estar agradável para ele.

É o que acontece com a estudante Ana Thaíse Ferreira, de 19 anos, que comemora as consultas digitais. “O clima com minha psicóloga virtualmente é mais leve, por ela estar na casa dela e não de jaleco com a prancheta na mão. Parece mais uma conversa de amigas”. O resultado da mudança provocada pela pandemia é relativo, porém é importante a reflexão causada pelo atual momento. A capacidade de adaptação e a empatia são legados que ficarão gravados na sociedade.

*Matéria produzida pelo aluno Jorge Barbosa para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

2 comentários em “Psicólogos fazem atendimentos online em meio à pandemia

  1. Pingback: Covid-19: OMS Faz alerta e Especialistas comentam sobre o atual momento da pandemia | Agência UVA

  2. Pingback: Covid-19: O impacto da pandemia na saúde mental nos jovens | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s