Cultura

Novo canal da TV aberta, Loading aposta em conteúdos da cultura oriental

O canal tem como foco o público jovem e conteúdos como animes, tokusatsus, kpop, e-sports e doramas.

Na segunda-feira, dia 7 de dezembro, o novo canal Loading estreou na TV aberta. O projeto faz parte de uma parceria entre os empresários José Roberto Garcia e Paulo Sérgio Garcia, donos da Kalunga, e e José Roberto Maluf, dono da Spring Comunicação e atual presidente da TV Cultura. A ideia do canal é focar sua atenção no público jovem e investir mais na cultura oriental, com animes, tokusatsus, kpop, e-sports, doramas e programas que irão discutir sobre esses temas, com apresentadores e comentaristas.

Quanto à programação de animes, o canal fez uma parceria com os dois maiores streamings focados nesse tipo de conteúdo: Crunchyrool e Funimation. Passará mais de 50 animes na grade do canal, indo de clássicos como Sakura Card Captors, Cavaleiros do Zodíaco: Lost Canvas e também alguns mais atuais e que chegam com dublagem inédita na televisão brasileira, como é o caso de Attack on Titan, Boku no Hero, Overlord e Tokyo Ghoul, entre outros. Também há no canal programas destinados a comentar sobre esse universo de animes e mangás como o Mais Geek, que apesar de só ter 15 minutos de duração consegue abordar boas pautas para o programa.

O anime Sakura Card Captors é um dos destaques das animações japonesas clássicas na Loading (Foto: Loading)

Sobre os Tokusatsus, por enquanto só foi confirmado a presença da famosa franquia Power Rangers em sua grade. A série que está sendo disponibilizada na Loading se trata do Power Rangers: Morfagem Feroz, 26ª temporada do seriado que foi criado em 1993 e continua vivo até hoje. Diariamente é transmitida a primeira temporada desta versão, em que os personagens têm uma ligação com os animais, como o próprio nome indica. Outro ponto interessante é que antes de cada episódio, há um programa destinado a falar sobre as principais curiosidades da série. Para isso, a Loading fez uma parceria com um dos maiores canais de Powers Rangers do Youtube: O Mega Power Brasil, dedicado a este universo.

A primeira temporada de power Rangers: Morfagem Feroz tem passado nas manhãs da Loading (Foto: Hasbro/Nickelodeon)

Outro conteúdo presente na programação do Canal são os e-sports. Os campeonatos de jogos virtuais como CS, LoL, Fifa e PES, entre os mais variados tipos de jogos, ganharam muita popularidade por aqui já faz alguns anos. O canal tem uma programação diária com foco neste tema com o programa Metagaming, em que os fãs poderão acompanhar mais intensamente os jogadores e times de e-sports por meio de entrevistas e análises das partidas e jogadas da semana. Os apresentadores do programa, Bárbara Gutierrez e Chandy Teixeira, são especialistas em esportes virtuais.

Metagaming é o primeiro programa de e-sports a ter chance na TV aberta brasileira (Foto: Loading)

Outro conteúdo que a Loading também tem foco é o Kpop. O gênero musical sul-coreano que ficou popular com o sucesso do cantor PSY e também da banda BTS está presente em uma programação destinada somente ao gênero e deve atrair muito o seu público para o canal. Ainda falando na Coréia do Sul, o canal também está investindo em doramas. Por enquanto são disponibilizado dois doramas antigos da JTBC: Happy Ending – O Caminho do Destino e A Lenda: O Luxo de Sonhar, que passam de segunda à sexta, na parte da tarde.

O dorama Happy Ending passa nas tardes da Loading de segunda à sexta (Foto: JTBC)

Anderson Santos, de 23 anos, que adora animes e mangás, explica o que está achando do canal Loading até agora e quais suas expectativas por um canal querer investir em um nicho específico que nunca foi visto antes na TV aberta.

“Acho que os conteúdos são inovadores para TV aberta. Estou gostando bastante da programação, já que tem conteúdos diversos que de modo geral não são tão explorados nos canais de TV tradicionais. É muito bom ter diversificação nos programas, por isso acho que a Loading vem para ficar e quem sabe mudar paradigmas na TV aberta. Acho que se a Loading fizer sucesso vai gerar uma quebra nesse mesmismo, penso que talvez até canais maiores possam reavaliar passar esse tipo conteúdo para poder atrair esse público que já não assiste tanto TV assim”, comenta Anderson Santos.

Entre os programas com apresentadores e convidados, temos o Multiverso, com foco na cultura pop, sendo apresentado por Fernanda Pineda, Fábio e Mariana Ayrez. Juntos, a equipe comenta sobre super-heróis, quadrinhos, filmes, séries e desenhos. O Metagaming tem foco nos e-sports e é apresentado por Bárbara Gutierrez e Chandy Teixeira. Por fim um dos programas mais conhecidos da Loading, por já ter passagem pela Rede Brasil e PlayTV, se trata do Mais Geek, apresentado por Clayton Ferreira, Thais Matsufugi e Jeff Kayo, que fala sobre animes, mangás, tokusatsus e também Kpop.

Todos os apresentadores da Loading reunidos na estreia do canal (Foto: Loading)

Para o CEO da Luzes Produtora, Gustavo Lacerda, o canal Loading tem uma proposta bem interessante para bater com a concorrência tanto dos outros canais como também por parte da web, e ainda comenta que esses conteúdos orientais já tiveram espaço há um tempo atrás nos canais de TV aberta, mas nunca visto com uma programação 24 horas.

“Na verdade, a questão da cultura oriental japonesa já esteve presente na história da TV aberta brasileira desde pelo menos a década de 70 até 80 com diversos cartoons ou animes e séries como Changeman, Jiiraya, Jaspion. Nós já tínhamos esse consumo de cultura depois dos Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z. Todo esse conteúdo da cultura dita oriental já estava presente na TV aberta há mais tempo. O que acontece é que o Loading vai chegar como um canal segmentado para este tipo de conteúdo. O que é muito bom, pois vai abrir brechas com uma concorrência com a web, ou vai abrir margens para um consumo de jovens na TV aberta tentando uma concorrência com o digital. É interessante, mas eu não sei o que exatamente essa batalha digamos que comercial vai resultar, haja vista que o público potencial desse nicho em grande parte está mais na web. Mas é bem interessante a proposta”, afirma Gustavo Lacerda

O canal Loading está há quase uma semana no ar com um projeto ambicioso de querer chamar a atenção dos jovens que adoram esses conteúdos como animes, tokusatsus, esports, kpop e doramas, e o que foi visto nestes primeiros dias de funcionamento é que o potencial do canal de crescer e conseguir conquistar mais audiência pode dar frutos positivos para um trabalho de longo prazo.

LEIA TAMBÉM: Comic Con Experience acontece de forma virtual pela primeira vez

Um sucesso constante no Brasil: Como os animes conseguiram esse feito

Rafael Barreto – 8º período

15 comentários em “Novo canal da TV aberta, Loading aposta em conteúdos da cultura oriental

  1. Pingback: Audiovisuais: das mídias físicas às plataformas de streaming | Agência UVA

  2. Eu estou assistindo as duas novelas e estou adorando! Quanto mais melhor!
    O que vai ter mais? Jornalismo?
    Obrigada
    Irene Eto

  3. Eu estou assistindo as duas novelas e estou adorando! Quanto mais melhor!
    O que vai ter mais? Jornalismo? Filmes coreanos, chineses, japoneses?
    Obrigada
    Irene Eto

  4. MARIA do Carmo PEREIRA DA SILVA

    Até que eu assistia todo dia mais tiraram os doramas DA tarde essa semana não passou então já desanimei.

  5. Eu amo os doramas não só da Coreia mais os da China também os de Épocas são meus preferidos Mais,espero que der muito certo

  6. Fatima santos

    Eu tbem estou assiatindo duas novela gosto muito

  7. Gil Magalhaes

    Estou a ver novela oriental. Estou a vista e muito.

  8. Estou assistindo as duas novelas da tarde estou gostando muito espero que continue na grade da programação.
    O conteúdo das novelas me chamou a atenção , parabéns.
    Chega das memices de sempre.

  9. ROSELI OLIVEIRA DE SOUZA

    Eu estava assistindo a novela que o senhor estava com câncer e parou de passar
    E a outra novela da moça trocada na adoção
    As duas não passa mais, o que ouve

  10. 23/07/2021
    Gostaria muito e até imploro para que volte a passar os Doramas no canal Loading principalmente na madrugada. Tô sentindo muita falta desses Doramas mesmo sendo repetidos várias vezes sempre assistia, por favor volte com os Doramas.

  11. Pra mim os Doramas coreanos foram as melhores coisas que já assisti.
    Todas as reprises da Happy ending, A lenda, Descendentes do sol e Íris eu assisto sem cansar, muito bom.
    A loading tem que passar mais Doramas .
    A programação de hoje tá péssima.
    Pela volta dos Doramas.

  12. Martha Paschalis

    Adorei as novelas. Achei o jornal excelente. Estão de parabéns.

  13. Não está mas passando as novela no canal agora só passa desenho quero ver a série descendente do sol.

  14. Estava assistindo as novelas coreanas mudei perdi o acesso ao canal ! Como faço para recuperar o canal moro na região do jardim botânico Brasilia ! Alguém poderia mim informar?

  15. Marinalva Pereira Batista

    FIQUEI DECEPCIONADA COM O CANAL, TIRARAM DO AR OS DORAMAS COREANO, SEM AO MENOS AVISAR O POR QUÊ….
    FALTA DE RESPEITO COM OS TELESPECTADORES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s