Comportamento Meio Ambiente Sociedade

O efeito do veganismo no meio ambiente

O movimento tem como foco um estilo de vida menos agressivo ao ser humano e ao planeta.

O Veganismo é um estilo de vida que vai muito além do ato de não comer carne. Esse movimento envolve também não comer ou usar qualquer item que tenha componentes de origem animal em sua composição. Isso inclui produtos de beleza, limpeza, acessórios e até vestimentas.

Ao contrário do que se pensa e muito se reproduz, o veganismo engloba outras propostas que vão muito além da proteção aos animais. Afinal, uma das mais sérias consequências do consumo de carne, leite e ovos e derivados, são os graves impactos ambientais que sua produção causa.

O Instagram @veganosnapratica dá dicas para quem quer se introduzir ao veganismo ou pelo menos, reduzir o consumo de carne animal e derivados.

A construção de estradas, usinas, atividades mineradoras e o processo intensivo de urbanização dos campos, contribuem significativamente para a redução das matas. Mas a principal causa de desmatamento no Brasil é a atividade agropecuária, ou seja, o gado que é produzido para consumo.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a Produção Pecuária, só no primeiro trimestre de 2018 foram abatidos no Brasil:

  • 7,37 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária;
  • 10,46 milhões de cabeças de suínos;
  • 1,48 bilhão de cabeças de frangos;
  • A produção de ovos de galinha foi de 788,26 milhões de dúzias;
  • Foram registrados 5,87 bilhões de litros de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (Federal, Estadual ou Municipal).
A principal causa do desmatamento do Brasil é a produção agropecuária. / Imagem: Greenpeace

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o setor de produção de gado é um dos maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas, tanto local quanto global.

A educadora física Letícia Macedo, de 23 anos, é vegana há 2 anos e expõe sua preocupação com o rumo que o mundo está tomando com tantas mudanças climáticas, por exemplo, e a falta de empenho conjunto para mudar essa realidade. “Se os seres humanos querem que as futuras gerações continuem existindo e que o planeta aumente seu tempo de validade, é necessário mudarem rapidamente seus hábitos e se conscientizarem de suas atitudes”, afirma Letícia.

A educadora física também explica sobre a importância e as vantagens do veganismo para a saúde do indivíduo que adota esse estilo de vida, e para a saúde do planeta, fortemente afetado.

“O mercado vende uma ideia de consumo de carne e seus derivados, sendo sinônimos de uma alimentação saudável quando na verdade contribui para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas e desperdício de dinheiro. O veganismo poderia contribuir de diversas maneiras para a saúde de ambos [sociedade e planeta]. Diminuição na emissão de gases, desaceleração no aquecimento global, diminuição do desmatamento e sofrimento animal são alguns dos efeitos de um estilo de vida mais consciente!”, conclui Letícia.

A bióloga marinha, Thaís Garcia, fala sobre a importância do veganismo para a preservação do planeta e das espécies marinhas.

“Muitas espécies quase extintas, e o mar que continua cheio de resíduos, principalmente plásticos. Os veganos não contribuem só para a alimentação, mas também para o consumo consciente de plástico, alumínio e produtos não recicláveis. O veganismo é um dos estilos de vida mais saudáveis e limpos que existem”, enfatiza a bióloga.

Uma dieta de base vegetal consegue reduzir cerca de 50% de emissões de carbono. O veganismo não se limita apenas a proteger animais contra crueldades, e sim ao combate do aquecimento global, proteção do meio ambiente e do futuro de toda a humanidade.

Beatriz Lara – 7° Período

Revisão – Bárbara Souza

LEIA TAMBÉM: Ministério da Agricultura proíbe a comercialização de marcas de azeite

0 comentário em “O efeito do veganismo no meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s