Esporte

Campeonato brasileiro se aproxima do final do 1° turno

Brasileirão chega a metade com briga acirrada pela liderança e garotada chama a atenção

Conhecido como um dos campeonatos mais disputados do mundo, o Brasileirão está chegando em sua metade. De sábado (31) até segunda (02), acontecerão as partidas da 19° rodada do torneio, que se estenderá nesta edição até 2021, por conta da pandemia da Covid-19. Nem todos os clubes já têm as 19 partidas disputadas, alguns tem 15, outros 16 e 17. Mas, apesar disso, já é possível fazer alguns prognósticos dos destaques positivos da competição.

O nível do Campeonato Brasileiro é um tema que geralmente levanta discussões. O estudante de publicidade, Arthur Valpassos, de 21 anos, comenta: “Falam que o campeonato está nivelado por baixo, alguns times sim, outros não. Não é à toa que alguns times da parte de baixo estão longe do bloco de cima, mas se olharmos para a briga dos líderes, é de alto nível para o futebol brasileiro”.

O Internacional comandado pelo argentino, Eduardo Coudet, técnico que chegou nesta temporada, está na primeira colocação do Brasileirão com 35 pontos. A equipe gaúcha é bastante equilibrada, apresenta uma defesa sólida, que tomou apenas 15 gols, e um ataque forte, que fez 30 gols.

Números do Internacional, líder da competição. (Foto: dados retirados do SofaScore)

O colorado encontra em Thiago Galhardo o seu principal destaque. O meia atacante, de 31 anos, faz um dos seus melhores anos durante a sua carreira profissional: em 17 jogos ele marcou 15 gols e deu cinco assistências, sendo assim, artilheiro da competição.

Thiago Galhardo com o prêmio de melhor jogador do mês de Agosto.
(Foto: Divulgação)

Dividindo a liderança com o Inter, o Flamengo, atual campeão, conta com seu elenco estrelado e o espanhol, Domènec Torrent, para um possível bicampeonato. O rubro-negro está com 35 pontos e é uma equipe que está sempre próxima ao gol adversário. Tem o melhor ataque da competição, é a equipe que mais tem grandes chances criadas e também a que mais as perde. Grandes chances criadas são aquelas em que há maiores possibilidades de sair gol.

Estatísticas do Flamengo, vice-líder do campeonato. (Foto: dados retirados do SofaScore)

Diferentemente do Internacional, o clube carioca não tem um destaque único. O artilheiro Pedro, contratado para essa temporada, já balançou nove vezes as redes; o lateral chileno, Isla, que chegou para substituir o brasileiro, Rafinha, já embalou quatro assistências; e o craque do Flamengo e da Seleção Brasileira, Everton Ribeiro, tem cinco gols e duas assistências.

Everton Ribeiro e Pedro, destaques do Flamengo, comemorando gol com Vitinho.
(Foto: Divulgação)

O Atlético Mineiro, de Jorge Sampaoli, treinador argentino, está na terceira posição, com um jogo a menos que os líderes, e tem 32 pontos. O clube mineiro foi o que mais investiu este ano, com um montante de quase 180 milhões gastos em contratações. O time tem, assim como o Flamengo, uma vocação para o ataque. O segundo melhor ataque da competição, o segundo que mais cria e que mais perde grandes chances criadas, o time que mais finalizou na trave e que tem a maior posse de bola e o maior número de finalizações por jogo.

Dados do Atlético Mineiro, terceiro colocado da competição. (Foto: dados retirados do SofaScore)

Assim como o Flamengo, o Atlético não tem um destaque único, nenhum jogador brilhando mais que os outros, mas em Keno o clube encontra seu principal goleador. O atacante tem oito gols e duas assistências. Outro que se destaca é o lateral Guilherme Arana. Além de ter duas assistências na conta, ele é o jogador que mais cria grandes chances para o time mineiro.

Artilheiro do Galo, Keno comemora seu gol.
(Foto: Divulgação)

Para o estudante de direito André Alves, de 20 anos, o São Paulo é um clube que pode surpreender na briga pelo título. O time de Fernando Diniz está na quinta colocação, mas, comparado com os líderes, Internacional e Flamengo, tem três jogos a menos, podendo encontrar-los quando fizer essas partidas, caso as ganhe. Apesar de ter apenas o 11° melhor ataque, o tricolor paulista tem a segunda melhor defesa.

A fórmula tradicional de poucos gols e uma defesa pouco vazada pode ser uma atração para ficar de olho. A expectativa pelo protagonismo de Daniel Alves não corresponde a realidade. O jogador não se encontrou no clube e vê justamente os garotos da base, Brenner e Gabriel Sara, chamando a responsabilidade. A dupla tem sete gols e duas assistências.

Da base ao profissional, Brenner virou a esperança de gols para o São Paulo.
(Foto: Divulgação)

Outra surpresa para o jovem é a equipe do Fortaleza. No ano passado, o time cearense já foi uma grata surpresa e este ano vem para sonhos maiores. A equipe, que é treinada pelo ex-jogador, Rogério Ceni, tem a melhor defesa da Série A, e só o 18° melhor ataque da competição, com 16 gols. O time ganhou do líder, Internacional, e do terceiro colocado, Atlético Mineiro, além de tirar pontos de Santos, Palmeiras, Gremio e Corinthians.

Rogério Ceni mais uma vez buscando surpreender no Brasileirão.
(Foto: Divulgação)

Já o futuro publicitário, Arthur Valpassos, prefere comentar sobre os jogadores que foram seus destaques. Torcedor do Flamengo, o estudante não consegue esconder o brilho nos olhos ao falar do jovem zagueiro, Natan, que em seis jogos disputados não sofreu drible, marcou um gol e deu uma assistência. O menino criado na base conquistou o coração da nação flamenguista.

Os zagueiros da base do Flamengo, Natan e Noga, comemorando gol.
(Foto: Divulgação)

Segundo Arthur, outro jogador que vem se destacando e não poderia ser deixado de fora é o atacante do Santos, Marinho. Ganhador do prêmio de melhor jogador da competição no mês de Setembro, Marinho é o destaque da equipe do Santos. O atleta conta com 11 gols e quatro assistências, sendo o vice artilheiro do brasileirão e segundo na liderança das assistências, só perdendo para o Thiago Galhardo, do Inter.

Marinho com o prêmio de melhor jogador do mês de Setembro.
(Foto: Divulgação)

O Campeonato Brasileiro encerra sua primeira parte neste fim de semana, mas ainda tem muita bola para rolar. A competição tem a sua última rodada prevista para o dia 24 de fevereiro de 2021 e muitas mudanças ainda podem acontecer na competição: briga pelo título, pela libertadores e disputa para fugir do rebaixamento. O Brasileirão promete!

Victor Vieira – 4º período

0 comentário em “Campeonato brasileiro se aproxima do final do 1° turno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s