Sociedade

Igreja Católica celebra dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Flamengo

Festejado em 28 de outubro, data de sua morte, o mártir é venerado por muitos católicos brasileiros

A Igreja Católica celebra nesta quarta-feira (28) o Dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis. Primo e um dos doze apóstolos de Jesus, São Judas Tadeu é irmão de Tiago menor. Além disso, apesar de ter o primeiro nome de Judas Iscariotes, apóstolo que traiu Jesus, tratam-se de pessoas diferentes.

Autor de uma epístola que leva o seu nome sobre o alerta contra as heresias que colocam a fé dos cristãos em risco, é considerado um mártir, pois foi morto se recusando a renunciar a fé cristã. O Santo é popularmente conhecido no Brasil, e embora a crise do coronavírus não permita aglomeração de fiéis, os devotos não deixaram de participar das celebrações.

No santuário do bairro da Graça, em Belo Horizonte, 12 missas, seguindo as medidas de prevenção, foram marcadas para celebração. E ainda, diversas festas também estão espalhadas por várias igrejas no Estado de São Paulo. Já no Rio de Janeiro, o Santuário localizado em Cosme velho, está fechado devido ao risco de aglomeração.

O Santuário de São Judas Tadeu, em Cosme Velho. Foto: Arquidiocese do Rio

Apesar de não ter participado de nenhuma celebração do santo neste ano, Pedro Paulo Camilo, de 16 anos, explica que São Judas Tadeu é um exemplo de santidade para qualquer católico. O coroinha da Paróquia São Rafael comenta que conhece pessoas que tiveram milagres realizados após rogarem por ele. O jovem também conta que já pediu ajuda ao santo em diversos momentos de dificuldades na vida.

“Sempre que passo por alguma dificuldade peço a São Judas Tadeu para me ajudar a passar por aquele momento, mesmo não sendo devoto, e não tenho dúvidas que ele intercedeu por mim nessas ocasiões”, diz Pedro Paulo.

Para Érica campos, a importância de São Judas Tadeu aos católicos é de amor e respeito. A professora de espanhol é devota do santo e conta que tenta ser como ele, seguindo os ensinamentos de Jesus. Erica ainda revela que graças à intercessão de São Judas Tadeu, ela realizou muitas coisas das quais achava impossível.

“A conquista da minha casa própria era algo muito distante e justamente no momento mais difícil eu consegui. Falei muitas das vezes obrigada Senhor e São Judas Tadeu por essa causa tão difícil”, relata Erica.

No Rio, a devoção ao Santo é bem grande, já que São Judas Tadeu é padroeiro do Flamengo. De acordo com o site oficial do clube, a relação entre o rubro-negro e o santo começou na década de 1950, em que o Flamengo amargava uma seca de nove anos sem títulos. Dessa forma, o Padre Góes, da Paróquia de São Judas Tadeu, foi até a sede do clube na Gávea para rezar uma missa e pedir fé aos jogadores, os aconselhando que fossem até a igreja e acendessem uma vela ao santo.

A celebração parece ter dado resultado, já que o Flamengo foi tricampeão carioca nos anos de 1953, 1954 e 1955. O santo das causas impossíveis foi apontado como responsável pelos títulos e ganhou devoção da torcida.

Um desses torcedores é Lucas Lima Heloui, de 19 anos. O cerimoniário da Paróquia São Sebastião conta que em muitas partidas já rezou bastante para o santo com o objetivo de que o clube saísse vitorioso. Ele também afirma que os recentes títulos do Flamengo tiveram uma “ajuda divina”.

“Ainda devem existir pessoas que rezam à São Judas para o Flamengo ganhar títulos, eu mesmo pedi a intercessão dele em determinado momento na final da Libertadores da América”, comenta o cerimoniário devoto, Lucas.

Seja pela torcida do Flamengo ou por fiéis da igreja, os devotos de São Judas Tadeu continuarão com suas orações, sempre buscando realizar sonhos, objetivos e desejos que parecem impossíveis.

João Henrique Reis – 4° período

1 comentário em “Igreja Católica celebra dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Flamengo

  1. Érica Campos

    Receber informações atualizadas e de importância para nos mantermos informados na área esportiva, cultural, religiosa, entre outros, é maravilhoso. Além do mais, é passada de forma tão clara.
    Obrigada por me permitir participar dessa sua trajetória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s