Cidade

Rio registra dia mais quente do ano e termômetros marcam 39,2 °C

Calor na cidade tira cariocas de casa e praias viram palco de grandes aglomerações

Marca registrada da cidade, o calor do Rio de Janeiro surpreendeu os cariocas desta vez. No último domingo (27), a cidade maravilhosa marcou 39,2 °C de temperatura máxima e bateu recorde como o dia mais quente do ano até agora.

A temperatura foi de quase 40 °C na estação da Vila Militar, na Zona Oeste, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Anteriormente, o Rio tinha marcado 38,8 °C no dia 30 de janeiro, que até então era o recorde de calor do ano na cidade.

As praias voltaram a ficar lotadas com o calor e houve aglomeração na areia. O banho de mar está permitido, mas os banhistas não estão autorizados a ficar na areia. Os cariocas também desrespeitaram outras medidas de segurança e muitos não usavam máscaras na orla.

O estudante acadêmico, Weslley de Souza, esteve na praia da Barra para “aproveitar o mar”. O jovem de 21 anos afirma que a praia estava cheia e que as pessoas não respeitavam as medidas de prevenção a Covid-19. Ele afirma que respeitou o distanciamento, mas que houve aglomeração em diferentes partes da praia. “Não vi pessoas utilizando álcool 70 e poucas se distanciando. Havia muitas crianças que podem ter se contaminado e sido vetores de transmissão em outros ambientes”, conta Weslley.

Praia de Copacabana, também conhecida como a Princesinha do mar.
(Foto: Reprodução/Ministério do Turismo)

A professora de Geografia, Caroline Moreira, conta que o motivo para o aumento da temperatura pode estar relacionado com a chegada da primavera, uma vez que é uma estação de transição, antecedendo a época mais quente do ano e que pode apresentar variações de temperatura. Ela também diz que o dia de domingo permaneceu com o tempo estável devido ao sistema de alta pressão atmosférica que se fazia presente, impedindo a aproximação de massas de ar úmidas.

“As mudanças climáticas geram um aumento da temperatura em escala global, portanto é possível relacionar as altas temperaturas aqui no Rio de Janeiro com o aquecimento global. No entanto, o aumento da temperatura nessa época do ano é característico do clima tropical, uma vez que estamos nos aproximando da estação mais quente do ano”, explica Carol.

A previsão para o início da semana é de frente fria. Na terça-feira (29), o dia fica mais úmido com os ventos frios que sopram do mar e chuviscos são esperados na região metropolitana. Mas já na quarta-feira, a temperatura sobe novamente e volta a fazer calor no estado. Existe a possibilidade de um novo recorde de calor nos termômetros até o fim de semana.

João Henrique Reis – 4° período

0 comentário em “Rio registra dia mais quente do ano e termômetros marcam 39,2 °C

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s