
Maya Gabeira se supera e quebra outro recorde em Nazaré, Portugal. A surfista bateu seu próprio recorde mundial de maior onda já surfada por uma mulher: 22,4m. A onda surfada foi pela competição Wsl, em 11 de fevereiro, em Nazaré. Esse feito supera a antiga marca da surfista que era de 20,72m.
O anuncio desse recorde foi feito nesta quinta feira, pela Liga Mundial de Surfe (Wsl), com uma nova marca avaliada em 73,5 pés (22,4 metros). A surfista ainda ganhou uma premiação do XXL Awards na categoria feminina de maior onda.
Após ter recebido o anuncio, Maya Gabeira disse em uma matéria do Ge que o recorde foi surreal. “É um pouco surreal na verdade. Ainda está caindo a ficha. Eu sabia que a onda era muito grande, tinha uma convicção que a onda era maior do que o meu recorde de 2018. Estava em uma competição bem acirrada com a Justine (Dupont), francesa, que também tinha surfado uma onda muito grande no mesmo dia”, disse Maya, que surfou a onda do recorde durante um evento de tow-in, organizado pela WSL.
Não foi só a Maya Gabeira que ficou feliz pelo recorde quebrado, os fãs também vibraram, como Cinthia Almeida, estagiária no Centro de Referência Esportiva Mangueira que cobre o surfe feminino. Para ela esse recorde da Maya foi muito importante. “Esse novo recorde significa muito para o surfe feminino, porque a gente não teve uma surfista mulher que ganhou campeonato mundial e não tem nenhuma do Brasil ainda”.
O recorde de maior onda da história pertence ao também brasileiro Rodrigo Koxa, que conquistou esse feito também em Nazaré, com uma bomba avaliada em 80 pés (24,4 metros).
Mateus Marinho – 8º período
Ótima matéria. Parabéns Maya Gabeira pela conquista e para as mulheres em geral.
É um marco na história.