Da sala de aula

Campeonato beneficente de E-sports durante quarentena

Evento arrecada 125 mil reais para o combate ao Covid-19

Capa de divulgação do CBOLÃO beneficente. (Foto: Reprodução/Twitter/@baianolol1)

O mundo dos esportes eletrônicos vem crescendo de forma exponencial, com altos investimentos entrando constantemente. E em meio à pandemia do Covid-19, marcada pelo isolamento social, seus representantes resolveram se engajar para para ajudar quem precisa. Dentro do cenário de esportes eletrônicos, o desejo de entreter as pessoas que estão em casa e ser solidário também tem lugar.  

Fotógrafo oficial da Riot Games há seis anos, Bruno Alvares destaca que essa é uma área que ainda tem muito potencial para crescer. “Querendo ou não, o mercado de jogos é o maior mercado do mundo atualmente e as empresas externas já notaram isso. Cada vez mais investimento entrando, cada vez mais jogos surgindo e profissões sendo criadas”, comenta ele.

E o desejo de ajudar cresce na mesma proporção que o mercado de jogos. Gustavo “Baiano” Gomes, ex-jogador profissional de League of Legends (LoL) e streamer, idealizou um campeonato beneficente de LoL com o intuito de entreter os amantes dos E-sports e arrecadar dinheiro para instituições que enfrentam o Coronavírus.

Além de Baiano, o campeonato contou com a participação do narrador Diego “Toboco” Pereira; os comentaristas Matheus “Mylon” Borges, ex-jogador da Pain Gaming; e Filipe “Ranger” Brombilla, atual jogador do Flamengo E-sports. Entre os competidores, o torneio teve a participação de coreanos, latinos e diversas personalidades, como Felipe “BRTT” Gonçalves, jogador profissional pela Pain Gaming e CEO da marca de roupa “Rexpeita”. O campeonato também teve um “showmatch” entre dois times formados apenas por mulheres, sendo muito bem recebido pelo público, uma vez que o cenário de esportes eletrônicos não oferece muita visibilidade para atletas femininas. 

Capa de divulgação do showmatch feminino. (Foto: Reprodução/Twitter/@baianolol1)

O resultado foi o melhor possível: foram arrecadados 125 mil reais, com o pico de audiência chegando nos cem mil telespectadores simultâneos, ocupando, no Twitter, o primeiro lugar nos trending topics do Brasil e terceiro do mundo. O dinheiro foi destinado à instituição Médicos sem Fronteira Brasil (MSF Brasil). Em um vídeo de agradecimento, Iara Czeresnia, presidente Interina do MSF no Brasil, disse: “Os mais de 100 mil reais doados mostram a empatia e o senso de corporação da comunidade gamer aqui no Brasil. A doação de vocês vai nos ajudar a levar cuidados vitais para quem mais precisa”.

Vídeo de agradecimento da Iara Czeresnia. (Foto: MSF)

Os campeonatos de esportes eletrônicos têm a vantagem de serem feitos à distância, possibilitando a produção de grandes eventos sem causar aglomeração e com custo quase zero. Outro benefício é o fato de o campeonato não necessitar de muitas pessoas para a sua produção. “Isso é uma vantagem que temos. Ainda vai ser difícil, porque temos que ter precauções, mas é muito mais fácil fazer com cinco do que com cinco mil pessoas”, afirma Baiano.

Foto do “Baiano” no estúdio da Riot Games Brasil. (Foto: Riot Games Brasil)

*Matéria produzida pelo aluno Luiz Carlos da Silva Nascimento para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Campeonato beneficente de E-sports durante quarentena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s