O que seria do ser humano durante a uma pandemia se não existisse tecnologia? Além de garantir a continuidade do trabalho por home office, possibilita realizar compras por aplicativo de celular, conectar-se com amigos e familiares, passar o tempo assistindo a filmes e curtindo lives e, sim, fazer ensaios fotográficos. Diante do atual cenário, fotógrafos tiveram de cancelar ou adiar ensaios agendados. Mas uma nova tendência surgiu e esses profissionais possibilitam que os clientes realizem sessões de foto via chamada de vídeo.

O fotógrafo Iude Richele começou publicando em seu Instagram uma foto tirada de Sabrina Sato via FaceTime. Reinventando seu estilo de fotografia, ele assina todas as suas publicações com a legenda “A distância de um click”. Foi o ensaio à distância da atriz que inspirou o fotógrafo Sérgio Mota, mais conhecido por Sermota, a voltar a trabalhar em meio à pandemia. “Não sabia se fotografando a tela do computador ia dar bons resultados, então convidei alguns Influenciadores da internet e amigos como Lore Improta, Marina Ferreira, Kéfera, Any Borges, Vitoria Bellato, Léo Santana, entre outros, para dar início ao meu projeto (Click Sem Fronteira)”, diz o fotografo alagoano de 24 anos.

Sérgio destaca que pelo FaceTime, a qualidade diminuía muito por conta da conexão da internet, que por muitas vezes falha e distorce a imagem, e acrescenta: “Eu peço para as modelos gravarem um vídeo e enviar por e-mail. Depois dos vídeos prontos, passo para o meu notebook, fotografo da minha câmera profissional e utilizo alguns papeis para dar uns efeitos de reflexo”. Sermota conta sobre como faz a direção de modelo. “Eu direcionava as poses e elas filmavam com o celular mesmo, deixando apoiado em algum lugar, e ia mudando as poses para o resultado ficar o mais natural e tentar passar um sentimento por meio da foto”.
Para o fotógrafo, essa nova tendência é mais uma forma de entender que as limitações não o impedem de continuar fazendo seu melhor trabalho e descobrindo novos métodos para serem aplicados onde têm dado resultado positivo, mesmo em meio a uma pandemia. Em um vídeo publicado no IGTV, em seu Instagram, Sérgio diz que pretende deixar esse serviço permanente, pois muitos de seus seguidores e clientes têm o sonho de ser fotografados por ele, mas não têm condições de ir onde ele está, e isso é uma forma de realizar o seu trabalho, mesmo à distância.

*Matéria produzida pelo aluno Rafael Alves da Silva para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.
PARABÉNS, Rafael! Bj!