Cidade Comportamento

Cabelaço: iniciativa do governo mobiliza doações para mulheres com câncer

Durante a campanha do Outubro Rosa, 'Cabelaço' é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Nesta quinta-feira (24), o Rio de Janeiro promove a ação nomeada como “Cabelaço”. A iniciativa visa receber mulheres que desejam cortar o cabelo e doá-lo para confecção de perucas, as quais serão destinadas às mulheres que enfrentam o câncer de mama. A iniciativa idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ocorrerá na estação de trem da Central do Brasil e se repetirá na segunda-feira (28), no Terminal Alvorada do BRT. 

As mechas doadas devem medir no mínimo 15 centímetros e não há restrições em relação ao cabelo ser tingido ou quimicamente tratado. Os cortes serão realizados por cabelereiros da rede de salões Walter’s Coiffeur. As doações serão recebidas pela ONG Cabelegria, que desde 2013 já transformou mechas de cabelo em mais de seis mil perucas, que são distribuídas para as pacientes diagnosticadas com a doença. 

A importância da ação está intimamente ligada a autoestima das mulheres que convivem com o câncer. Márcia Bides, de 52 anos, descobriu um nódulo maligno em seu seio em 2012 e decidiu utilizar a peruca durante seu tratamento. “A partir da segunda sessão de quimioterapia já faltavam pedaços de cabelo. Eu fiquei muito triste na hora que comecei a perdê-lo e pensava em como eu iria sair na rua. Então, eu decidi cortar e coloquei a peruca”, revela Márcia.

Serviço

Dia 24/10 – estação Central do Brasil, da SuperVia
Dia 28/10 – terminal Alvorada, do BRT
Horário: 12h às 16h

Palestras sobre o câncer de mama e a saúde da mulher, maquiagem profissional e tatuagens temporárias estão entre as atividades do local.

Quem deseja ajudar, mas não conseguir comparecer ao mutirão de corte pode acessar o site da Cabelegria ou da Fundação Laço Rosa e buscar os pontos de coleta físicos ou enviar o cabelo pelo endereço da Caixa Postal.

Júlia Reis – 6º período

0 comentário em “Cabelaço: iniciativa do governo mobiliza doações para mulheres com câncer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s