Cultura

2° Encontro Internacional História e Parcerias marca presença na UVA

Evento reúne mais de 850 participantes do Brasil e do exterior, em debates sobre a relação da História com diversos temas

A Anpuh-Rio, Associação Nacional de História do Rio de Janeiro, realizou o 2º Encontro Internacional História & Parcerias na Universidade Veiga de Almeida. O evento começou na última segunda (21) e vai até sexta, dia 25 de outubro, no campus Tijuca da UVA.

A proposta interdisciplinar do evento, cuja primeira edição ocorreu na Universidade Federal Fluminense, no ano passado, pretende englobar profissionais de diferentes áreas do conhecimento, cujas pesquisas se debrucem ou tangenciem o conhecimento histórico. 

Banner de divulgação do evento.
(Foto: Matheus Marques/Agência UVA)

O coordenador do evento, o professor de História da UVA, e também assessor geral da Anpuh-Rio, Tiago Reis, diz que a ideia do projeto é proporcionar espaços de parcerias entre a área da História com outras áreas do conhecimento, promovendo um fórum de debates.

“A gente se vale de vários simpósios temáticos, onde são debatidos inúmeros assuntos. Temos tanto assuntos voltados diretamente para a História, quanto para a Antropologia, para a área do Direito, para a área da Linguística, outras áreas do conhecimento de um modo geral. É um espaço onde os participantes podem dialogar, cada qual com a sua formação, e trocar conhecimento”, afirmou o professor.

Tiago acrescenta que o História e Parcerias é realizado pela coordenação dos cursos de História e Relações Internacionais da UVA. Segundo ele, a integração e o empenho dos coordenadores e professores são fundamentais para a valorização da produção científico-acadêmica no país.

“Num momento em que a gente tem poucos investimentos direcionados para a área da pesquisa e produção científica, eu acho que mostrarmos para a sociedade que somos capazes na Universidade Veiga de Almeida, no Estado do Rio de Janeiro, de sediar um evento desse porte, é importante para mostrar justamente o que se produz dentro dos muros da universidade para que a população possa ter acesso”, finalizou Tiago.

Um dos principais stands do evento é da Editora e Livraria Vozes, que possui um catálogo voltado para as Ciências Humanas. Felipe Moreira, 35, supervisor de vendas da editora, falou sobre o quanto acha interessante que este tipo de atividade ocorra dentro das universidades.

“A gente tenta trazer um pouco do nosso material aqui para que aqueles que estejam participando do encontro possam ter contato com as publicações que temos hoje. O incentivo dos governantes e das faculdades e o engajamento dos estudantes e dos professores são fundamentais para a realização mais frequente de ideias e momentos de integração como esse”, comenta Felipe.

Stand da Editora Vozes no História e Parcerias (Foto: Matheus Marques/Agência UVA)

Em conjunto com o História e Parcerias, que contou com mais de 850 inscritos de vários lugares do Brasil e do exterior, está sendo realizado o 6º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. Além dele, também acontece simultaneamente a 5ª Jornada do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.

Programação

Confira a programação do último dia de evento, sexta-feira (25):

13h – 13h30: Credenciamento

13h30 – 15h30: Simpósio Temático

16h – 17h30: Simpósio Temático

18h30 – 20h30: Conferência de Encerramento – Comandada pela professora da UFF, Márcia Mota, sobre a relação entre Direito e História, com o lançamento do livro História e Parcerias.

Realizadores do História e Parcerias:

Matheus Marques – 8° período

0 comentário em “2° Encontro Internacional História e Parcerias marca presença na UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s