Meio Ambiente

Protestos de ativistas na entrada do Palácio do Planalto estimulam diálogo sobre proteção ambiental

A autoria do ato foi reivindicada pelo grupo Greenpeace, que simulou o desastre ambiental do litoral nordestino

Ativistas ambientais do grupo Greenpeace jogaram tinta preta na entrada do Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feita, 22 de Outubro. O intuito era simular as manchas que têm aparecido nas praias do Nordeste desde Setembro, atingindo a costa local.

Os manifestantes criticaram a vagarosidade das respostas e planos de contenção do governo, para evitar o avanço das manchas de óleo. Eles levaram faixas e barris para representar o “petróleo” e se posicionaram em frente a sede da Presidência da Republica. Sobre uma lona azul, o grupo também espalhou areia e em seguida despejaram uma tinta preta.

Protesto do Greenpeace em frente a sede do Palácio do Planalto.
(Foto: Divulgação/PMDF)

Em torno de 17 manifestantes foram detidos às 10:30 da manhã. O grupo foi levado à delegacia pois, de acordo com o órgão de fiscalização local do governo, estavam descartando resíduos irregularmente em área pública. O estudante de engenharia Gabriel Dantas comenta: “se eles estão insatisfeitos com o desempenho do governo acho o protesto válido”.

Para a universitária Julia Carvalho do curso de letras, a manifestação é importante. “São protestos pertinentes que, na minha visão, enfatizam a necessidade de ações governamentais”, conta. Eduardo da Silva, aluno de biologia também concorda com os protestos, pois sabe que a causa é urgente. “Levando em consideração o impacto negativo na vida marítima, acho os protestos apropriados, cada segundo conta”, garante.

O porta-voz de clima e energia da ONG, Tiago Almeida, declara que o intuito é chamar a atenção das autoridades para a importância da gestão ambiental, em torno de 20 pessoas participaram da manifestação. O grupo montou um telão na Praça dos Três Poderes por volta das 8h e aguardou o hasteamento da bandeira para começar o protesto.

Lucas Teixeira – 7° período

0 comentário em “Protestos de ativistas na entrada do Palácio do Planalto estimulam diálogo sobre proteção ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s