O Brasil irá contar com uma equipe feminina de futebol de areia. Quem passava pela praia de Copacabana na semana passada pôde perceber o treinamento da primeira seleção de beach soccer composta por mulheres. Os treinos visam os Jogos Mundiais de Praia, de 11 a 16 de outubro, no Qatar.
A seleção brasileira será representada na modalidade pela primeira vez por uma equipe feminina. Na segunda-feira (7), as meninas foram apresentadas oficialmente em um evento no Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, antes de embarcarem para o torneio. Elas treinam desde a última quinta (3).

(Foto: Reprodução/Twitter-CBF/ Lucas Figueiredo)
Uma equipe feminina de Beach Soccer surge após 21 anos em comparação a criação oficial da masculina, em 1998. Mas o Brasil já era representado nas areias por homens antes disso. Em 1995, quando o Mundial ainda não era organizado pela Fifa, o país conquistou o primeiro de seus 14 títulos. Essa demora, no entanto, está alinhada a uma crise política na modalidade. A antiga Confederação Brasileira de Beach Soccer era acusada pelos jogadores de apenas visar o lucro e não investir no desenvolvimento do esporte.
A jogadora da Seleção Brasileira de Beach Soccer, Adriele Rocha, fala da importância e da oportunidade de vestir e defender a amarelinha de futebol de areia. “Existir uma seleção é sempre uma emoção a mais. Aumenta a visibilidade do esporte feminino”, conta.
Sobre a expectativa para o Mundial, a jogadora se mostra bem confiante e com grande expectativa para o torneio.
“Temos grandes chances de ser campeãs, pelo ótimo trabalho desenvolvido, apesar do pouco tempo . Vamos honrar e lutar até o fim”. garante a atleta.
Em 2015, a CBF autorizou a Confederação de Futebol de Areia do Brasil a administrar a modalidade. A entidade criou, dois anos depois, um Campeonato Brasileiro feminino e, agora, inicia o trabalho para a seleção.
Aspecto Financeiro
A questão financeira é complicada. Com o recente surgimento da equipe feminina na modalidade, ela ainda não conta com nenhum patrocinador e, tenta atrair a atenção da Marinha, usando o escudo da corporação no uniforme. Atualmente, apenas o time masculino faz parte do programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas. Toda a estrutura utilizada é aproveitada pela equipe masculina.
Confira os jogos do Brasil na World Beach Game Doha 2019
Grupo A – Espanha, Brasil, Cabo Verde e México
1ª rodada – Sexta (11/10)
Brasil x Cabo Verde – 12h (BRA) | 18h (QAT)
2ª rodada – Domingo (13/10)
Brasil x México – 9h (BRA) | 15h (QAT)
3ª rodada – Segunda (14/10)
Espanha x Brasil – 12h (BRA) | 18h (QAT)
Luhan Alves – 6° Período

0 comentário em “Pela primeira vez, Seleção Brasileira de Futebol de Areia tem uma equipe feminina”