Cultura

Rio mais artístico: ArtRio traz programação inovadora

Em exposição especial, o evento homenageia o fotojornalista Evandro Teixeira com imagens marcantes de sua carreira

Um dos maiores eventos de arte da América Latina inaugura mais uma edição. O ArtRio é uma feira que traz as atualidades do universo artístico, tais como, galerias de arte, debates com profissionais da área, oficinas para crianças, dentre outros. A nona edição do evento conta com uma seleção especial das principais galerias do país e ficará entre os dias 19 e 22 de setembro, na Marina da Glória.

Segundo os organizadores do evento, a “ArtRio 2019 é uma oportunidade única para fazer uma imersão nas artes visuais e ainda ficar por dentro das últimas novidades do mercado. Com foco nas competências humanas, a feira tem como objetivo promover a cultura, troca de informações, novos negócios, interação social e entretenimento”.

O evento vai de 19 a 22 de setembro, na Marina da Glória. (Foto: Reprodução/Twitter)

Entre outras programações, o ArtRio apresenta também o programa Conversas, que convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte para participar de mesas de conversas com o público, abordando temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e outros. As vagas são limitadas e as inscrições serão por ordem de chegada, nos dias de evento, no espaço do auditório da ArtRio, na Esplanada da Marina da Glória.

Além da galeria de arte, a ArtRio terá lançamentos de livros; oficinas para crianças; mostra de vídeoarte; obras históricas como “Cosmococa”, de Helio Oiticica; performances inéditas; lounges para apreciar a paisagem e uma área gastronômica.

O Rio e a Bossa de Evandro Teixeira na ArtRio

Exposição do fotógrafo Evandro Teixeira na 9° edição do ArtRio, em parceria com Rio-Galeão. (Foto: Divulgação Oficial)

Uma das exposições especiais da ArtRio deste ano é a homenagem a um dos maiores fotojornalistas brasileiros, Evandro Teixeira. Em parceria com o Rio-Galeão, serão instaladas imagens emblemáticas no jardim da Marina da Glória, feitas pelo fotógrafo entre 1960 e 1970. Uma das principais capturas que foram escolhidas para a exposição é a imagem dos artistas Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes deitados em cima de uma mesa de bar, na comemoração do aniversário de Vinícius, em 1979.

No twitter do Rio-Galeão, a curadora da exposição chama a população para visitar a exposição no jardim da Marinha da Glória.

A nona edição do ArtRio acontece na Marina da Glória, na Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo. O horário de funcionamento é das 13h às 21h nos dias 19, 20 e 21/09. No dia 22/09 o evento começa às 13h e termina às 20h. Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial e custam R$ 60,00 a inteira e R$ 30,00 a meia.

Tainá Valiati – 7° período

0 comentário em “Rio mais artístico: ArtRio traz programação inovadora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s