Cidade

Rio de Janeiro recebe espaços específicos para motociclistas no trânsito

A implementação das faixas começou pela Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, na última terça-feira (17)

O primeiro “moto box”, como estão sendo chamadas essas faixas exclusivas para motociclistas, vai ser introduzido no cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com a rua Frei Solano, em direção ao Túnel Rebouças, pela CET-Rio. As mudanças começaram na última terça-feira (17), no estado do Rio de Janeiro, como teste preliminar.

O objetivo dessa iniciativa é reduzir o número de acidentes que envolvem motos no trânsito da cidade. Esses espaços específicos para motocicletas oferecem resultados positivos desde suas implementações em outros estados do país, como afirma a CET-Rio sobre estudo realizado.

Desenho mostra como ficará o motobox, espaço exclusivo para motocicletas junto ao sinal de trânsito, na Lagoa. Foto: divulgação CET-Rio
Desenho mostra como ficará o motobox, espaço exclusivo para motocicletas junto ao sinal de trânsito na Lagoa. (Foto: Divulgação/CET-Rio)

Segundo a CET-Rio, os “bolsões” melhorariam a visibilidade dos motociclistas e pedestres do semáforo, além de facilitar na movimentação dos carros. Outro motivo para a implementação dessa medida foi o aumento na frota de veículos cadastrados no município do Rio de Janeiro: 44% durantes os últimos dez anos.

Simulação mostra como ficará o motobox, espaço exclusivo para motocicletas junto ao sinal de trânsito, na Lagoa. Foto: divulgação CET-Rio
Simulação mostra como ficará o motobox, espaço exclusivo para motocicletas, junto ao sinal de trânsito na Lagoa. (Foto: Divulgação/CET-Rio)

O estudante de direito da Universidade Veiga de Almeida, Gabriel Laurentino, opina sobre a situação: “é uma ideia interessante do ponto de vista da segurança no trânsito. Basta as pessoas respeitarem a faixa. Agora, se vai diminuir os acidentes ou não, vai depender mesmo dos motociclistas e motoristas”. A CET-Rio divulgou que os acidentes envolvendo motos correspondem a cerca de 36.15% do total.

Lucas Teixeira – 7° período

0 comentário em “Rio de Janeiro recebe espaços específicos para motociclistas no trânsito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s