Cidade

Acidente de trânsito: van capota no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio

O automóvel fazia parte da linha Freguesia X Jardim Guanabara. Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas

Van que capotou na madrugada da última segunda-feira (9), no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, deixa uma pessoa morta e sete feridas, das quais duas seguem internadas. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. O veículo possui 82 multas acumuladas em pouco mais de quatro anos.

Ainda não se sabe se a van que fazia o trajeto da linha Freguesia X Jardim Guanabara, na Ilha do Governador; se transportava passageiros ou se fazia viagem particular no momento do acidente. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), o motorista não possuía cadastro para dirigir a van, mas estava licenciado. Vale lembrar que, no mês de setembro, se comemora a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro), e que o tema deste ano será “No trânsito, o sentido é a vida”.

A campanha feita pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito tem como objetivo incentivar pedestres, passageiros e condutores de veículos a exercerem as normas que tornam o trânsito mais seguro. Segundo o levantamento feito pela Seguradora Líder, que administra o Seguro DPVAT, somente no ano de 2018 foram pagos mais de 320 mil indenizações em três tipos de coberturas: Morte, Invalidez Permanente e reembolso de Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS).

Um acidente pode mudar completamente a vida de uma pessoa. É o que conta Michelle Cardoso, que sofreu dois acidentes de carro. Um deles foi a colisão com um automóvel que vinha na contra-mão e, o outro, foi quando participava de um “racha”, como são conhecidas as disputas de velocidade entre veículos. Apesar da gravidade de ambos os acidentes, Michelle saiu apenas com ferimentos leves, mas que foram suficientes para mudar seu comportamento no trânsito.

“Depois que aconteceu comigo, passei a ter mais consciência e responsabilidade com o que estava fazendo não só comigo, mas com os outros. Sempre que estou dirigindo me lembro dos acidentes”, desabafa.

Segundo o último Relatório Mundial sobre a Situação da Segurança no Trânsito 2018, da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito. Entre os principais fatores de risco, considerando erros humanos, estão: o aumento de velocidade; a condução sob influência de álcool e outras substâncias; e a não utilização de capacetes para motociclistas; de cintos de segurança e de sistemas de retenção para crianças.

Gabrielle Laranjeira – 6º período

0 comentário em “Acidente de trânsito: van capota no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s