Esporte

Brasil perde para os EUA e é eliminado da Copa do Mundo de basquete

Após campanha memorável, a equipe brasileira perdeu por 89 a 73 e vai precisar disputar o pré-olímpico em busca de uma vaga para Tóquio 2020

A seleção brasileira de basquete foi eliminada da Copa do Mundo masculina da FIBA após perder para os Estados Unidos por 89 a 73 na manhã da última segunda-feira (9). Com a eliminação, o Brasil, comandado pelo técnico croata Aleksander Petrovic, perdeu a chance de se classificar diretamente para as olimpíadas de 2020 e agora precisa vencer o pré-olímpico no ano que vem para conquistar uma vaga.

O Brasil lutou muito durante a primeira metade da partida e conseguiu levar a equipe americana para o intervalo perdendo por uma diferença de apenas 4 pontos. Mesmo com uma grande atuação do ala-armador Vitor Benite, cestinha da partida com 21 pontos, os brasileiros acabaram prejudicados na segunda metade por causa de uma grande inconsistência nos arremessos de 3 pontos. Nesse quesito, apenas 5 tentativas de um total de 19 resultaram em cestas para o lado verde e amarelo.

O camisa 11, Anderson Varejão, foi um dos destaques da partida. (Foto:Divulgação/FIBA)

Se o desespero brasileiro não bastasse, o técnico Petrovic ainda foi expulso por, no segundo período, após levar duas faltas técnicas por invadir o campo para reclamar da arbitragem. Com 14 pontos, sete rebotes e três assistências, o pivô brasileiro Anderson Varejão tentou segurar o placar, auxiliando o time no ataque, mas de nada adiantou. Nos 15 minutos finais, os EUA aproveitaram o desgaste emocional dos brasileiros para concretizar a vitória com ataques rápidos e letais.

Depois de começar a competição a todo vapor, com uma campanha invicta na primeira fase de grupos, ficou visível que o rendimento do Brasil decaiu bastante na segunda etapa do torneio. Abalados com a derrota desmoralizante contra a República Tcheca, a seleção brasileira dependia de uma vitória contra os Estados Unidos para avançar na competição.

Considerados os “reis absolutos” no basquete, os EUA não chegavam nem perto de mostrar o seu potencial máximo dentro das quadras. Sem poder contar com a presença de alguma grande estrela da NBA, os americanos estão disputando o mundial com um elenco lotado de jovens jogadores. Ainda assim, era uma missão difícil para o Brasil.

Mesmo apresentando uma ótima campanha na primeira fase de grupos, inclusive, com direito a uma vitória histórica em cima da Grécia, a eliminação da seleção brasileira seguiu deixando os torcedores brasileiros descontentes nas redes sociais. De acordo com o usuário do Twitter, Edison, a seleção desapontou bastante por “cometer falhas infantis e vários desperdícios de bola com passes errados”.

O americano Myles Turner fez 16 pontos e oito rebotes. (Foto: Divulgação/FIBA)

Já o torcedor Guga Barreto foi um pouco mais otimista ao afirmar no Twitter que o Brasil poderia ter se classificado para a próxima fase se tivesse jogado a partida contra a República Tcheca como jogou no último domingo contra os EUA. Ele ainda aproveitou para defender o técnico Petrovic dizendo que o peso da eliminação não deve cair em cima dele.

Rhuan Bastos / 6º período

0 comentário em “Brasil perde para os EUA e é eliminado da Copa do Mundo de basquete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s