Maior evento literário do Brasil, a Bienal do Livro segue trazendo milhares de pessoas para o Riocentro, na Barra da Tijuca. Confira agora quais são as atrações para essa sexta-feira (6).
Pela estrada a fora…
Abrindo o dia no pavilhão laranja, às 11h, mais uma apresentação do grupo ”Lona na Lua” que promete encontrar adultos e crianças no Riocentro. Já a atração seguinte fica por conta do compositor Marcelo Aceti, que além de promover o lançamento de seu livro ”O que é que tem dentro desse ovo?”, também irá organizar uma roda musical para entreter e interagir com as crianças.
A programação no pavilhão retorna às 13h45, com a oficina ”Construa este diário”, com a presença dos autores Tuani Sorroche e Marcelo Amaral, promovendo atividades artísticas para a elaboração de um diário. O próximo convidado do dia é o escritor e músico Wagner Fernandes, que às 16h30 promove uma seção de autógrafos de seu livro ”Sobre histórias de sacis e outras histórias”, que tem como inspiração a obra do escritor Monteiro Lobato.
Arena #Semfiltro
No pavilhão verde, às 11h, acontece uma parceria da Bienal Internacional do Livro com a Festa Literária das Periferias (FLUP). É a quarta edição do Slam colegial, que conta com a participação de oito escolas públicas do ensino médio no Rio de Janeiro, para uma competição de poetry slam, na qual o público escolhe os três vencedores com seus poemas autorais.
Seguinte a isso, às 15h, ”Autores sem fronteiras” reúne escritores que usaram a internet como principal via de comunicação com seu público e ganharam visibilidade perante às grandes editoras. A conversa mediada pela youtuber Taty Leite contará com a presença das autoras Pam Gonçalves, Clara Alves, Ray Tavares e Lucy Vargas.
Já às 17h, Mariana Xavier, Carla Lemos e Luiza Brasil discutem as consequências que os padrões de beleza impostos pela sociedade trazem para vida das mulheres.
A última atração da Arena #Semfiltro traz os renomados Filósofos Mario Sérgio Cortella e Luiz Felipe Pondé para discutir sobre a felicidade, assunto que será abordado em livro lançado em parceria pelos dois. O papo tem mediação do jornalista Edu Carvalho.
Café Literário
A primeira atração do Café Literário é uma homenagem à escritora de livros infantis Ruth Rocha, que completa 50 anos de carreira. A mesa terá mediação da pesquisadora Nina Parreiras e da também escritora Luciana Sandroni.
Ainda no pavilhão azul, às 17h, o debate, “Distopia – Os Medos Reais que Alimentam a Ficção”, traz os autores Eric Novello, Bárbara Morais e Roberta Spindler para uma conversa sobre como elementos de civilizações distópicas inspiram a literatura de fantasia. O papo conta com a mediação da jornalista e escritora Rosa Amanda Strauss.
Encerrando a programação de sexta-feira, às 19h, os jornalistas André Fran, Clóvis de Barros Filho e Chico Otávio debatem em ”A era das fake news” como esse fato vem afetando profundamente a sociedade brasileira e mundial.
Felipe Pereira – 8° período
0 comentário em “Bienal do Livro 2019: Confira a programação desta sexta-feira (6)”