Por razões diplomáticas, jogador armênio Henrikh Mkhitaryan está fora da final da UEFA Europa League
A final da UEFA Europa League terá um desfalque importante, mas não por motivos comuns no futebol. Nascido na Armênia, o jogador do Arsenal, Henrikh Mkhitaryan não tem permissão legal para entrar no Azerbaijão, país onde será disputada a final do torneio na próxima quarta (29), entre Arsenal e Chelsea.
O local da final, Baku, foi escolhido antes do início do torneio, o que é comum nas competições europeias como a Champions League, por exemplo. O que a UEFA não pensou foi na possibilidade de um jogador não participar da final por motivos que vão além do futebol, caso do jogador armênio.

Azerbaijão e Armênia tiveram o conflito conhecido como “Guerra Nagorno-Karabakh” entre 1988 e 1994 quando foi assinado um cessar-fogo pondo fim ao conflito, porém nunca houve um acordo de paz e não existe relação diplomática entre os dois países, que em 2016 voltaram a se enfrentar, dessa vez com o envolvimento de Rússia, Irã e Israel.
Alguns torcedores comentara a decisão da UEFA de não mudar o local da partida, como o estudante Matheus Jones, “Em pleno 2019, é lamentável que assuntos como esse não possam ser resolvidos diplomaticamente afetando o esporte”. Em protesto, torcedores ingleses devolveram parte dos ingressos destinados ao Arsenal.
Daniel Fernandes – 7° Período

Pingback: Chelsea goleia Arsenal e leva título da Liga Europa | Agência UVA