15a SECOM tem debate sobre rádio na web e podcasts

Conversa, durante a Semana da Comunicação, reuniu jornalistas e produtores de podcasts que debateram sobre o futuro do rádio na web

“O rádio e a internet: como o clássico sobrevive à modernidade” foi o tema da palestra que aconteceu na manhã dessa terça feira (21), no auditório da UVA Tijuca, e abriu o segundo dia da SECOM (Semana da Comunicação), em sua 15a edição, que esse ano possui como tema a Tecnologia 4.0.

Participaram do evento o repórter e colunista da Rádio Band News FM, Gustavo Sleman, o mentor do BRIO, blog e podcast sobre o mercado jornalístico, Júlio Lobianco, e Beto Estrada, o criador e apresentador de uns dos mais antigos e maiores podcasts do país, o “Matando Robôs Gigantes”. A conversa foi moderada pela professora de Radiojornalismo da UVA, Mônica Nunes, que também coordena a Rádio UVA.

DSC_0341

Beto Estrada, Gustavo Sleman e Júlio Lobianco durante a palestra, no palco da SECOM com professora Mônica Nunes que mediou o evento (Foto: Analice Ferreira)

O trio abordou como os podcasts são a evolução natural da rádio tradicional na era da internet, e ressaltaram a tendência de crescimento do mercado e no investimento de conteúdo nesse tipo de mídia, causando a popularização dos podcast.

O termo podcast surgiu faz mais de 10 anos e já é popular em muitos países, como os EUA por exemplo. Depois de anos com uma presença tímida, com o espaço e divulgação das plataformas digitais, tem apresentado um salto de audiência no Brasil.

Os palestrantes também compartilharam suas trajetórias pessoais de trabalho na área e dicas de como empreender na área.

A estudante, Jennifer Lemos, aluna do 7o período de Jornalismo, disse ter adorado conteúdo do evento, principalmente os palestrantes, suas falas, e interações com alunos.

“Acho que a palestra serviu muito para mostrar que alguns meios de comunicação, como o rádio, não está morto. Ele só migrou para a web, especialmente agora no formato podcast. Podemos dizer que este “novo rádio” pode crescer muito e trazer sucesso para profissionais da área”, disse.

Programação
Confira a programação desta quarta-feira (22), terceiro dia da SECOM 2019.

61038020_353777041917442_1541884433106206720_n

LEIA TAMBÉM: SECOM 2018: encerramento contou com participação de mulheres jornalistas


Matheus Marques – 7o período

Um comentário sobre “15a SECOM tem debate sobre rádio na web e podcasts

  1. Pingback: Profissionais bem sucedidas no Marketing falam sobre mercado de trabalho e carreira na SECOM | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s