Itamaraty concede passaportes diplomáticos para Edir Macedo e esposa

Decisão foi assinada a pedido do ministro Ernesto Araújo de Relações Exteriores e os documentos têm validade de três anos

Nesta segunda-feira (15) o Ministério de Relações Exteriores deferiu passaportes diplomáticos para o bispo – e também fundador – da Igreja Universal do Reino de Deus e sua mulher Ester Eunice Rangel Bezerra. No Diário Oficial da União, foi publicada a expedição dos documentos, com o respaldo de uma portaria assinada pelo ministro Ernesto Araújo na última sexta-feira (12).

30261446_10155347098155108_7530635961332400128_n

O casal teve os passaportes concedidos pelo Ministério das Relações Exteriores Foto: Reprodução/ Facebook

Segundo a publicação, os documentos foram concedidos pelo fato do governo compreender que, a partir da legislação que estabelece os critérios para a emissão, os titulares poderão “desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.

Publicação no Diário Oficial da União Foto: Reprodução / DOU

Foto: Reprodução/Diário Oficial da União

Durante o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, Edir Macedo  recebeu o documento e a renovação foi feita em 2011 e 2014 na gestão da Dilma Rousseff.  Em 2016, no governo do Michel Temer, o Itamaraty suspendeu a emissão desse passaporte diplomático para líderes religiosos, com a alegação que o Brasil é um Estado laico. Na época, o pastor R. R. Soares, atual líder da Igreja Internacional da Graça de Deus e também fundador da Igreja Universal, recebeu o passaporte junto com a mulher, Maria Magdalena Ribeiro Soares. Porém a concessão foi suspensa em caráter liminar, pela Justiça Federal de São Paulo.

O pastor Valdemiro Santiago Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus e a mulher dele também tiveram os documentos suspensos pela Justiça de São Paulo naquele ano. No entanto, foi negado o pedido de suspensão dos passaportes diplomáticos do pastor Samuel Cássio Ferreira, da Assembleia de Deus, e da mulher dele, Keila Campos Ferreira.

Em entrevista ao Globo nesta segunda-feira, o Itamaraty informou que o passaporte do bispo Macedo foi expirado em janeiro de 2017 sem ter renovação depois. Devido a isso, a públicação no Diário foi referente a uma concessão em vez de renovação.

Ana Carolina Aguiar – 6° Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s