Em oposição ao governo, Comissão aprova transferência para tirar Coaf de Sergio Moro

Decisão visa transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o Ministério da Economia

Na manhã desta quinta-feira (9), a união de partidos de centrão e da oposição fecharam um acordo que prevê a transição do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia, saindo da pasta de Sergio moro. De 25 parlamentares presentes, 14 votaram a favor da decisão.

A solução foi aprovada por uma comissão montada pelo presidente Jair Bolsonaro, com o intuito de analisar a Medida Provisória.

“O Congresso está dando uma resposta contrária ao Ministro Sérgio Mouro e à Lava Jato, procurando reduzir as ações investigatórias contra a Classe política, afetada duramente por essas investigações nossos últimos anos” explica o professor e especialista em Ciências Políticas Guilherme Carvalhido.

A comisssão devolveu também a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a demarcação de terras indígenas para o Ministro da Justiça, novamente oposto à opinião de Moro.

De acordo com Carvalhido, as decisões podem ter cargo negativo para a população, “se tratarmos as operações da Lava Jato como benéficas para a Sociedade, combatendo a corrupção na política brasileira”. Orientado pelo governo a não retirar a Coaf de Moro, o líder do governo no Senado e relator da MP, Fernando Bezerra Coelho, ainda estava disposto a negociar, no relatório apresentado na última terça-feira. “Foi uma reação dos partidos políticos mais conservadores”, explica o professor.

Antes de entrar em vigor, as propostas ainda precisam passar pela Câmera dos Deputados e do Senado, que tentou realizar uma votação na mesma tarde da aprovação, mas esta acabou sendo adiada. A razão da delonga seria permitir um tempo para que haja repercussão do caso.

LEIA TAMBÉM: Especialistas avaliam 100 primeiros dias do governo Bolsonaro.

John Willians – 9º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s