Política

Em oposição ao governo, Comissão aprova transferência para tirar Coaf de Sergio Moro

Decisão visa transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o Ministério da Economia

Decisão visa transferir o Conselho de Controle de Atividades Financeiras para o Ministério da Economia

Na manhã desta quinta-feira (9), a união de partidos de centrão e da oposição fecharam um acordo que prevê a transição do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia, saindo da pasta de Sergio moro. De 25 parlamentares presentes, 14 votaram a favor da decisão.

A solução foi aprovada por uma comissão montada pelo presidente Jair Bolsonaro, com o intuito de analisar a Medida Provisória.

“O Congresso está dando uma resposta contrária ao Ministro Sérgio Mouro e à Lava Jato, procurando reduzir as ações investigatórias contra a Classe política, afetada duramente por essas investigações nossos últimos anos” explica o professor e especialista em Ciências Políticas Guilherme Carvalhido.

A comisssão devolveu também a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a demarcação de terras indígenas para o Ministro da Justiça, novamente oposto à opinião de Moro.

De acordo com Carvalhido, as decisões podem ter cargo negativo para a população, “se tratarmos as operações da Lava Jato como benéficas para a Sociedade, combatendo a corrupção na política brasileira”. Orientado pelo governo a não retirar a Coaf de Moro, o líder do governo no Senado e relator da MP, Fernando Bezerra Coelho, ainda estava disposto a negociar, no relatório apresentado na última terça-feira. “Foi uma reação dos partidos políticos mais conservadores”, explica o professor.

Antes de entrar em vigor, as propostas ainda precisam passar pela Câmera dos Deputados e do Senado, que tentou realizar uma votação na mesma tarde da aprovação, mas esta acabou sendo adiada. A razão da delonga seria permitir um tempo para que haja repercussão do caso.

LEIA TAMBÉM: Especialistas avaliam 100 primeiros dias do governo Bolsonaro.

John Willians – 9º Período

0 comentário em “Em oposição ao governo, Comissão aprova transferência para tirar Coaf de Sergio Moro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s