Especialistas avaliam 100 primeiros dias do governo Bolsonaro

Bolsonaro cumpre 1\5 de promessas em comparação a governos anteriores de Dilma e Temer. Especialistas e populares fazem sua avaliação

Jair Bolsonaro completou, na última quarta-feira (10), 100 dias como atual presidente do Brasil. Segundo o G1, das 58 promessas feitas após sua eleição, teria cumprido 12 totalmente e quatro parcialmente neste primeiro período – veja o infográfico abaixo. Para especialistas e populares, entrevistados pela Agência UVA, o governante está longe de realizar um governo “de ação”. 

Para o cientista político e Mestre em Comunicação, Guilherme Carvalhido, que é professor da UVA, o governo de Bolsonaro tem sido “mais ideológico do que prático”. Ao comparar com os 100 primeiros dias de seus antecessores, ele é taxativo:

“O governo de Michel Temer se mostrava mais voltado para agir, principalmente em relação à reforma trabalhista e da Previdência”, diz Carvalhido.  

Para Telson Pires, que é cientista político, Mestre em Direito e assessor parlamentar, os números do G1 são interessantes, mas pouco conclusivos. “Em verdade, a sociedade brasileira anseia pelo cumprimento de algumas pautas relevantes, como a geração de empregos, a desburocratização, o combate efetivo a violência e nesses 100 dias ainda houve pouco avanço quanto aos temas cruciais”, diz.

Arte: Priscilla Romanda com dados do G1:

Marcela Mitidieri, formada em Biologia pela UVA, declara sua insatisfação com o governo do atual presidente. Ela questiona, principalmente, a bandeira branca que Bolsonaro deu aos Estados Unidos para que a Amazônia seja explorada pelos americanos. “A Amazônia é nossa e daqui a pouco estaremos pagando royalties para os EUA”, diz a bióloga. 

Aluno do curso de Direito, Renan Souza, também declara sua insatisfação:

“Acompanho diariamente os noticiários e acho que ele não apresentou ainda um plano de governo, demonstrando pouco preparo para atuar. Bolsonaro é sincero e fala muitas atrocidades, mas isso não o faz bom presidente. Como ele mesmo declarou na semana passada, ele não nasceu pra ser presidente e sim militar”, reflete Renan. 

A aluna do curso de Enfermagem da UVA, Larissa Bandeira, deixa implícito que os planos do governo não são passados à população.

“Bolsonaro tem feito muitas coisas, mas elas não são divulgadas ao povo. E sim, ele tem se movimentado. Como podemos argumentar com quem pensa o contrário?” declara a aluna.

LEIA TAMBÉM: Entenda os detalhes da viagem presidencial de Bolsonaro aos EUA


Priscilla Romana – 7° Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s