Problemas no país vizinho já agitam setores do governo brasileiro
Desde o início do conturbado governo de Nicolás Maduro na Venezuela, o país passa por uma crise sem precedentes. A moeda não vale quase nada, falta comida, remédios e suprimentos básicos. Até as leis já não são mais respeitadas. Nesse cenário, o Brasil se torna um país importante, sendo um dos vizinhos mais poderosos da Venezuela na América do Sul.
Para os que desejam sair de sua terra natal em busca de uma vida melhor, o Brasil surge como uma opção acessível e viável. A venezuelana Maria Gabriela, que veio com a família para o país em 2017 , conta como está sua vida desde o início da crise, “As pessoas estão morrendo de fome, não tem água, remédios e não tem luz quase o dia inteiro. Maduro passa por cima da constituição, ele foi eleito em janeiro, mas só 30%dos eleitores votaram nele, e mesmo assim foi uma eleição claramente manipulada”, afirma.
Ela diz ainda que a soltura do opositor ao governo, Leopoldo López , pode ser importante para o a situação local, “Leopoldo foi um ótimo líder quando lutou pela liberdade na Venezuela, a libertação dele agora nos deu esperança. Ele e Juan Guaidó (Reconhecido pela comunidade internacional como presidente interino da Venezuela) fazem uma grande força na luta. O problema é que as leis no país já não são cumpridas, tem pouco poder”, explica.

O presidente norte-americano, Donald Trump , ameaçou uma intervenção militar na Venezuela, já o Brasil, mesmo estando alinhado com as posições políticas americanas, prefere manter a diplomacia. Como explica o professor e cientista político Guilherme Carvalhido, “O atual governo está de fato na mesma linha de pensamento norte-americano, mas o Brasil não está preparado para entrar em conflito com as forças venezuelanas, talvez apenas como força de paz, como foi no Haiti há alguns anos”, explica o professor.
Ele fala ainda sobre a disposição do exército brasileiro para um conflito militar no país vizinho, “A ultima guerra em que o Brasil foi participante direto foi no século XIX, a guerra do Paraguai. As forças armadas brasileiras não estão dispostas a esses esforços, mesmo o presidente e sua ideologia sendo favoráveis”, diz. Vale lembrar que alguns governos, como Cuba e Rússia são favoráveis à continuidade do governo atual da Venezuela, e aparentemente forneceriam ajuda militar à Maduro.
Daniel Fernandes – 7º Período
Pingback: Venezuela: Conheça a história da crise que chama a atenção do mundo | AgênciaUVA