Dia D de vacinação contra a gripe 2019 é nesse sábado (4)

Dia de mobilização da vacina contra a gripe será o mais importante durante toda a campanha, que é realizada até o dia 31 de maio

A campanha de vacina contra a gripe no estado terá o dia D no próximo sábado (4 de maio), com o intuito de vacinar o maior número de pessoas possíveis e facilitar o acesso da população que trabalha durante a semana. A vacina é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada trivalente, pois protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Segundo a Prefeitura do Rio, mais de 500 pontos de vacinação, entre unidades de saúde e postos extras, serão disponibilizados das 8h às 17h em toda a cidade.

Dia D vacina contra gripe

No próximo sábado (04/05), não deixe de procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa para se vacinar! (Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro)

Além do dia D, a campanha está em vigor desde o dia 10 de abril e seguirá até o dia 31 de maio em todo o Rio. A primeira fase (até o dia 19 de abril) foi voltada para as grávidas e crianças de 6 meses a 6 anos.

“No Brasil, fazemos a campanha nessa época do ano para que, até o inverno, que é o período de maior incidência da influenza, as pessoas mais vulneráveis às complicações já estejam protegidas. Nossa meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendados da campanha. Quem tem idosos ou crianças em casa, ou faz parte dos demais grupos prioritários, não pode deixar de ir ou levá-los aos postos de vacinação”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Beatriz Busch.

Desde o dia 22 de abril até o final da campanha, todo o público-alvo da campanha tem direito à vacina, incluindo:

  • Trabalhadores da saúde
  • Povos indígenas
  • Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • Idosos
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
  • Jovens sob medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas)

Fonte: Saúde Abril

Sem título

Fazendo referência à série de TV, a Secretaria de Estado de Saúde faz campanha para o Dia D em rede social oficial (Foto: Reprodução/Twitter)

A vacina contra a influenza é uma das que mais se tem experiência na utilização, pois já são vários anos de campanha de vacinação. Os imunizantes são compostos por fragmentos inativados do vírus influenza, que estimulam o organismo a produzir anticorpos. Porém, ainda há muita gente que acha que ela não é eficaz ou que as pessoas podem eventualmente ficar gripadas ao serem vacinadas. De acordo com o Subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, esses são mitos que devem ser combatidos.

“É uma vacina extremamente segura e eficaz. A gripe pode ser uma doença simples mas se a pessoa não estiver protegida o risco de complicações pode ser significativo”, alerta o Subsecretário.

O mito também é negado pelo enfermeiro da Rede Básica de Saúde e mestre do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida, Paulo Roberto Machado, que explica que não existe esta possibilidade por tratar-se de uma vacina composta por vírus mortos e não vivos, impossibilitando essa hipótese. Paulo esclarece que a influenza é uma doença respiratória infecciosa, de elevada transmissibilidade, e a forma de contágio é por meio de secreções das vias aéreas respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, ou pelas mãos e por objetos contaminados, quando entram em contato com boca, olhos ou nariz. Segundo ele, a gripe um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

“É importante conscientizar a população para se prevenir, não somente através da vacina, mas também com atitudes como lavar sempre as mãos, evitar aglomerações e manter o ambiente sempre arejado”, aleta o professor.

dia d vacina

Distribuição das doses de vacina (Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro)

A vacinação contra a gripe foi um grande marco no histórico de vacinação no Brasil nos últimos anos. Ela conseguiu reverter um número crescente de casos de óbitos por gripe comparado ao período anterior à vacinação. A meta para 2019 da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 4,8 milhões de pessoas. Veja como foi desenvolvida a mesma campanha no ano anterior:

TOTAL DO PÚBLICO-ALVO E DOSES DA VACINA NO RIO DE JANEIRO

REGIÃO/UF PÚBLICO-ALVO DOSES VACINA
SUDESTE 23.662.040 26.028.500
RJ 4.552.323 5.007.600
Brasil 54.465.930 59.913.800

 PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA DE 2018 NO RIO DE JANEIRO

PÚBLICO-ALVO ESTIMATIVA
Idosos (maio de 60 anos) 2,1 milhões
Crianças (de seis meses a menores de 5 anos) 921,4 mil
Trabalhadores de saúde 426,6 mil
Gestantes 164,3 mil
Puérperas (até 45 dias após o parto) 27 mil
Povos indígenas 672
População privada de liberdade 55,1 mil
Funcionários do sistema prisional 6,4 mil
Pessoas com morbidades (diabetes; hipertensão; transplantados) 686,9 mil
Professores da rede pública e privada 153,6 mil

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

A importância da vacinação é muito lembrada também para os idosos, que pela idade, são mais vulneráveis à gripe e a eventuais complicações, como a pneumonia. Com 68 anos, Judith Batista conta que está sempre participando de todas as campanhas apresentadas pelo governo à população. A senhora diz que tem a consciência de que deve se vacinar para evitar a doença e, segundo ela, a população deveria se informar melhor sobre as complicações advindas da influenza.

“Temos que fazer a nossa parte para evitar epidemias e mais gastos para o governo se adoecermos. Vamos nos vacinar, vamos nos proteger, vamos ter saúde!”, afirma Judith que se vacina contra a gripe anualmente na época da campanha.

dia d vacina
Campanha de vacinação será até o dia 31 de maio (Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro)

Natália Pires – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s