Geral

Esboço inédito de retrato de Leonardo da Vinci é descoberto

Retrato do pintor mais famoso da Renascença é encontrado durante investigação para exposição em Londres

Retrato do pintor é encontrado durante preparos para exposição em Londres

Coincidindo com o 500° aniversário da morte de Leonardo da Vinci, um esboço inédito de um retrato do pintor foi descoberto nesta quinta-feira (02), no Reino Unido. Acredita-se que a obra tenha sido elaborada por um dos assistentes de Da Vinci entre os anos de 1517 e 1518, e é um dos únicos retratos do mestre da Renascença feitos durante sua vida. Além deste recém descoberto, também existe o famoso trabalho de Francesco Melzi.

Retrato inédito de Leonardo da Vinci (Foto:
Divulgação/Royal Collection Trust)

O descobrimento ocorreu durante as investigações feitas para o preparo da exposição dedicada ao pintor, organizada pela Royal Collection Trust. O retrato foi encontrado pelo diretor de pinturas e desenhos da organização, Martin Clayton, que afirma que Da Vinci tinha por volta dos 65 anos quando este esboço foi feito.

Para o professor Evângelo Gasos, Da Vinci foi de grande importância para o mundo das artes, considerando-o até uma especie de celebridade do mundo das artes. “Apesar de ser um artista que não pintou muitos quadros durante a vida dele, ele desperta um interesse mundial por conta de uma técnica que ele inventou para pintura, a técnica do sfumato. Isso era uma novidade na época, e despertou um interesse muito grande no tipo de pintura que ele fazia”, disse.

Eângelo ainda ressalta que o pinto era uma pessoa muito versátil, além de pintar quadros, tem uma influência muito grande em proposições físicas, matemáticas, e nas próprias invenções e propostas criativas. “Ele deixou um legado muito interessante que a humanidade foi comprovando ao longo do tempo”, afirma.

Considerando que não havia fotografia na época de Da Vinci, é normal que um retrato de um rosto tão famoso como o do pintor desperte interesse no público mundial. Mas, para Evângelo, essa coincidência de datas pode ter sido algo planejado. “Por outro lado, isso me soa como uma estratégia de marketing. Possivelmente esse desenho já teria sido encontrado há um tempo e pensou-se que a melhor forma de trazer à tona seria na época das comemorações, porque de certa forma causa esse burburinho, gera notícia e faz com que as pessoas se interessem”.

Apesar disso, o professor ressalta a importância do pintor e o interesse do mundo por esta figura. “Sem criar um juízo valor maior em relação a isso ser uma estratégia ou não, eu acho que de certa forma o interesse em si é válido, mas eu acho que o mais importante é ficar com as contribuições que ele deixou no campo da arte e no campo da ciência”, conclui.

O novo retrato, o mais famoso e antigo feito por Melzi, entre outras inúmeras obras do pintor serão exibidas durante o período de 24 de maio à 13 de outubro no Palácio de Buckingham, em Londres.

Ana Carolina Oliva – 9° período

0 comentário em “Esboço inédito de retrato de Leonardo da Vinci é descoberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s