Rio2C: maior evento de criatividade e inovação da América Latina começa nesta terça

Em sua nona edição, encontro ocorrerá na Cidade das Artes, na Barra, entre os dias 23 e 28 de Abril, e contará com 38 mil participantes e 898 painéis

Mais do que uma reunião com os mais requisitados profissionais da área da criação, o Rio2C é o maior evento de criatividade e inovação da América Latina. Recorrente desde 2010, o encontro vem se tornando cada vez maior, expandindo suas áreas de atuação para diversos setores do mercado. Este ano, mais de 38 mil executivos de mídias digitais e dos mais diversos ramos da indústria criativa participarão do evento, em espaços, plataformas, stands, palestras, debates e etc. A Rio2C ocorrerá entre os dias 23 e 28 de Abril, na Cidade das artes, na Barra da Tijuca.

O coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, Luís Bittencourt, que é Doutor em Comunicação e Cultura, explica porque o evento é imperdível:

”O Rio2C é o principal evento do mercado audiovisual do Rio, se não for do Brasil. De um lado é uma espécie de balcão de negócios, onde produtores e realizadores apresentam seus projetos a possíveis compradores nacionais e internacionais. De outro, é um evento de inovação e criatividade com palestras de profissionais reconhecidos no mercado audiovisual.” afirma o professor.

Outro ponto importante ressaltado por ele é o impacto positivo que a Rio2C pode ter para  a cidade, ”o Rio2C traz uma janela de novas oportunidades também para a economia criativa da cidade. Ideias, inovações, projetos é que não faltam”, explica Luís Bittencourt.

Outra importante especialista e observadora do mercado criativo, a professora e coordenadora do curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida, Ediana Avelar, Doutoranda no Iuperj, opina que a ‘‘cidade maravilhosa” é local perfeito para um evento como este.

”O Rio de Janeiro tem uma vocação ímpar para projetos da indústria criativa, que privilegiam ideias como a principal matéria-prima para a geração de valor, como publicidade, moda, música, cinema, pesquisa, software e robótica”, diz ela.

Voltado a profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia,
o Rio Creative Conference terá como principais atrações os criadores da aclamada série
“Black Mirror”, Charlie Brooker e Annabel Jones, e será aberto pelo Chief Content Officer do Netflix, Ted Sarandos.

Após causar impacto econômico de R$ 200 milhões e atingir marcas expressivas em sua
edição de estreia em 2018 (antes, o evento se chamava Rio Content Market) – foram 287 painéis, 1000 empresas participantes, 500 keynotes e palestrantes, 18 mil visitantes, 38 shows, 24 horas de games e eSports e mais de 100 experiências de realidade virtual, a Rio Creative Conference voltará ainda mais forte este ano. Além de ampliar a atuação nos segmentos de audiovisual, inovação e música, a segunda edição do evento proporcionará novos espaços dedicados às áreas de neurociência e criatividade e de conteúdo e marcas, com a participação de alguns dos mais prestigiados nomes dos respectivos setores.

“Depois do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C, ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e Festival oferece conteúdos para diferentes públicos e seus interesses no evento, além de conectar todos num mesmo espaço para convivências criativas e de negócios”, conta Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e curadoria geral de conteúdo do Rio2C e cocriadora do RioContentMarket.

Como explica, Bittencourt, o encontro é uma grande oportunidade para observar novidades e tendências na área.

”O Rio2C é uma vitrine para se mostrar o que se pensa e o que se faz. O passo adiante é sensibilizar os investidores”, diz.

Além disso, a programação será dividida em outros eventos que estão englobados pela Rio2C, como por exemplo o Festvália, quem além de contar com palestras, workshops e painéis interativos, trará grandes shows para a Cidade das Artes.

rio2c

 

Agência UVA na Rio2C
A Rio2C desse ano contará com cobertura intensiva da Universidade Veiga de Almeida, com colaboração e interação entre os diversos veículos de mídia da Universidade. A Agência UVA estará diariamente no evento, trazendo flashes, stories e reportagens diárias sobre o que de mais interessante ocorreu na Cidade das Artes.


Felipe Pereira – 7o Período

Um comentário sobre “Rio2C: maior evento de criatividade e inovação da América Latina começa nesta terça

  1. Pingback: Rio2C começa mostrando inovações e tendências para indústria criativa | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s