Prefeito do Rio cria projeto para empregar detentos

Marcelo Crivella anunciou o Programa Trabalhar Vale a Pena, com intuito de dar oportunidades ao público carcerário da cidade do Rio

Saiu nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da cidade do Rio de Janeiro, a decisão do Prefeito Marcelo Crivella de criar um programa capaz de reinserir a população penitenciária no mercado de trabalho. Com intenção educativa e produtiva, o projeto institui a Lei de Execução Penal, que prevê que o trabalho do condenado como dever social e condição de dignidade humana.

Enquanto Assistente Social, Elizia de Jesus encara essa oportunidade como positiva, visto que o presidiário sairia de sua condição como preso, com uma profissão. “Ele teria minimamente uma esperança de estar inserido no mercado de trabalho. Não cairia para o trabalho informal”. Entretanto, evidencia também que é necessário que o poder público esteja bem organizado para que o projeto dê um bom resultado. “É preciso olhar o macro e ver se a máquina pública será capaz de acompanhar esses serviços, a condição educacional do detento e qual é a sua base”.

tmazs_abr_01021911182.jpg

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O programa será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). A contratação da população carcerária deverá ser feita para prestação de serviços municipais, desde obras à limpeza. O projeto terá, ainda, parceria com a Fundação Santa Cabrini, subordinada à Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (Seap). A organização terá até 10 dias para estabelecer quantos profissionais irão precisar e, também, para quais serviços precisarão dos presidiários.

A formalização desse trabalho será feita em até sessenta dias, contados a partir do dia da publicação no Diário Oficial. Os presidiários receberão salários de R$ 800 a mil reais.


Arielle Curti – 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s