A ação é uma medida da Anatel para regularizar a venda de celulares e números roubados

Foi anunciado nesta quinta-feira (21) o prazo final para a regularização de telefones em três regiões do país: Norte, Nordeste e Sudeste. A ação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afetará 15 estados a partir do dia 7 de janeiro, no que foi considerada a última etapa do projeto “Celular Legal”.
Os estados listados a passarem pelo processo durante esse período são: Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. A Anatel ressalta que apenas celulares irregulares serão alvos da ação.
Mais de 240 mil telefones já foram bloqueados em cerca de 12 estados, entre eles o Distrito Federal, Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. A identificação desses celulares será feita, caso o modelo não tenha a homologação da Anatel, ou a partir do seu número de IMEI (International Mobile Equipment Identity).
O IMEI é um código único de identificação do telefone. Foi pensando nisso que a Anatel criou o site Consulta Celular Legal, para que o usuário do telefone possa reconhecer a condição do seu smartphone. O site informa, também, se o telefone foi perdido ou roubado. Para identificar o número do IMEI, é necessário discar *#06#. Os 15 dígitos que aparecerão na tela condizem com o número do aparelho.
Arielle Curti – 7º Período
0 comentário em “Celulares piratas serão bloqueados em algumas regiões do Brasil”