Fifa anuncia novo Mundial de Clubes

O conselho da instituição aprova a reformulação no torneio. Primeira edição será em 2021

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (15) a criação de um novo formato para o Mundial de Clubes, que será disputado a cada quatro anos, com a presença de 24 times. Essa mudança ocorrerá no ano de 2021, nos meses de junho e julho, em local a ser definido. O campeonato vai ocupar a janela deixada pela Copa das Confederações no calendário mundial. O anúncio foi feito pelo presidente Gianni Infantino, após reunião, em Miami.

Os 24 times serão distribuídos por: oito clubes europeus, seis sul-americanos e outras dez vagas destinadas aos demais continentes: África, Ásia, Américas Central e do Norte ficam com três, cada uma. A Oceania tem apenas uma. A Fifa deixou para cada confederação continental, a definição dos critérios de classificação ao Mundial. O congresso da instituição ocorre em junho, na França, e será a última instância para aprovar o torneio.

FIFA Council Meeting Miami

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, realizou pronunciamento em Miami Foto: Rob Foldy / FIFA

Algumas horas antes do anúncio, enquanto os membros do conselho ainda estavam reunidos, os principais times da Europa fizeram uma ameaça oficial de boicote à nova competição. A Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês) afirmou, por meio de carta para a Fifa, que iria boicotar o torneio, por ser “frontalmente contra a aprovação” do novo formato e que “nenhum membro do ECA vai disputar essa competição”. O documento foi assinado por representante dos 15 maiores clubes europeus, incluindo Juventus, Real Madrid, Ajax, PSG, Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Benfica. Houve também por parte deles, uma negativa ao aumento do número de participantes da Copa do Mundo para 48 seleções, mas a Fifa não aceitou.

O novo formato do Mundial de Clubes vai substituir no calendário dois torneios que são considerados fracasso de público, crítica e qualidade técnica: o atual Campeonato Mundial (disputado por sete clubes em dezembro) e a Copa das Confederações. A primeira edição do novo torneio, que será em 2021, ainda não tem local definido, uma vez que o calor do verão no Catar, no meio do ano, torna inviável a prática do futebol em alto nível. Desta forma, o torneio não será um evento-teste para as instalações da Copa do Mundo de 2022.


Luhan Alves – 6º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s