Acorde! Spike Lee ganha mostra no CCBB

Retrospectiva dedicada ao diretor reúne 23 longas, como a obra-prima “Faça A Coisa Certa”, de 1989 e quatro videoclipes.

spike-lee

Clássicos do cineasta serão exibidos em mostra Foto: Divulgação

Spike Lee, um dos mais importantes cineastas contemporâneos, ganha uma mostra com seus filmes, videoclipes, palestras e aulas de cinema no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) dos dias 07 à 26 de novembro.

Entre longas e videoclipes, “Acorde! O Cinema de Spike Lee” traz alguns de seus trabalhos mais recentes, porém pouco vistos nas salas do país e alguns de seus melhores filmes para a televisão, como os documentários Kobe Doin’ Work (2009) e Michael Jackson’s Journey from Motown to Off the Wall (2016)O Rei do Pop, aliás, é também a estrela de um dos clipes da mostra – They Don’t Care About Us, gravado no Rio de Janeiro e em Salvador.

“Ao demonstrar para Hollywood o potencial do cinema negro para alcançar um público mais amplo, Spike Lee saiu da condição duplamente marginalizada de cineasta independente e negro, fazendo de seus filmes parte da grande indústria do cinema americano. A retrospectiva oferece ao público uma programação que inclui obras-primas do diretor, seus primeiros longas e trabalhos mais independentes, além de debates”, conta Jaiê Saavreda, curador da mostra.

Além disso, clássicos de Lee serão exibidos em 35mm (algo bem raro de se ver no cinema atualmente): Mais e Melhores Blues (1990), Febre da Selva (1991), Malcolm X (1992)e A Última Noite (2002). Os visitantes que assistirem a cinco sessões de filmes ganharão um catálogo da mostra.

Dia 26, último da mostra, Savreda promove um debate sobre a vida e obra de Lee com Juliano Gomes, crítico de cinema e professor e Janaína Oliveira, professora e pesquisadora.

A programação completa está disponível no site.


Thais Fernandes – 7° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s