Informações antes das provas para cursos técnicos podem evitar problemas

Com o fim do ano, os alunos que estão concluindo o ensino fundamental começam a pensar na troca de escola e na nova etapa educacional que se inicia. Muitos deles prestam concurso para escolas técnicas, que têm como diferencial o diploma do curso profissionalizante.

Capa.jpg

CEFET/RJ, principal escola técnica do Rio de Janeiro Foto: Pablo Guaicurus / AgênciaUVA

O anseio dos pais para que os filhos tenham uma profissão pode acabar tendo o efeito indesejado e atrapalhando a vida dos jovens. A pressão vinda de casa, somada às transições naturais do processo educacional, já são uma dificuldade. Adicione a falta de informação sobre o curso técnico e os candidatos, que são adolescentes, têm um problema pela frente.

Para a pedagoga Renata Rocha, que trabalha com educação há 23 anos, esse não é o melhor momento para escolher uma profissão: “É difícil sair da zona de conforto e tomar essa decisão”. Ela ainda acredita que poderiam acontecer mais atividades nas escolas do ensino fundamental, para orientar os alunos que pretendem fazer as provas.

“Os professores e profissionais deveriam ir às escolas do ensino fundamental e conversar sobre a carreira e o funcionamento da escola”. Por tomar a decisão às cegas, o jovem pode se tornar um profissional frustrado no futuro e em muitos casos, a família desempenha um papel crucial nesse processo.

Isso aconteceu com os estudantes Kleber Wallace e Ana Carolina Ferraz, ambos de 17 anos. Os dois fizeram a prova para o curso técnico de telecomunicações a pedido de familiares, mas as semelhanças terminam aí. Kleber está gostando do curso e pretende seguir na profissão, enquanto Ana, desde o primeiro ano, diz que não vai continuar na carreira.

Por outro lado, Mariana Lopes, de 16 anos, que também cursa telecomunicações, buscou a escola esperando um ensino médio forte. Os três foram unânimes: não conheciam a profissão antes de estudarem no mesmo colégio da rede Faetec, o que reforça os apontamentos da pedagoga Renata. As instituições de ensino precisam explicar mais sobre os cursos, antes dos alunos prestarem o concurso para os colégios.

Camila Martins, de 24 anos, também é técnica em telecomunicações, mas fez faculdade de Direto. Ela chegou a cogitar seguir a carreira, mas desistiu, graças ao resultado do vestibular. “Me lembro de ter colocado engenharia como primeira opção, meu irmão, que tirou uns décimos a mais que eu, conseguiu a bolsa”. Ela já conhecia a Escola Técnica Estadual Ferreira Viana por conversas e recomendações dos professores do ensino fundamental.

camila martins.jpg

Camila Martins é técnica em telecomunicações, mas cursou faculdade de direito Foto: Arquivo Pessoal

João Ricardo Viégas, 27, foi mais um caso de aluno que fez a prova para escola técnica, sem ter informações precisas sobre o curso, no caso dele, Publicidade. “Eu conhecia a Faetec de ouvir falar e o curso não fazia muita ideia do que seria”. Ele acabou gostando, o que o levou a continuar os estudos na área. “No decorrer do curso, eu fui descobrindo que levava jeito nesse meio. Isso contribuiu pra minha decisão de continuar na mesma área”, conta João, que atualmente é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio.

Viegas.jpg

João Ricardo Viégas é publicitário Foto: Arquivo Pessoal

Existem casos onde o estudante vai se identificar com o curso e realmente seguir carreira, mas é importante buscar informações complementares para não se decepcionar. Aos pais, cabe orientar, mas sem pressionar em um momento cheio de mudanças. E é sempre bom lembrar: Nunca é tarde para mudar da carreira.


Pablo Guaicurus – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s