Eleições 2018: 6% dos eleitores ainda estão indecisos

O Ibope divulgou na última quarta-feira (3) o número de eleitores indecisos para as eleições presidenciais de 2018. O resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto indica que 6% da população ainda não sabe em quem vai votar. Foram ouvidos 3.010 eleitores na segunda-feira (1) e na terça-feira (2). O nível de confiança utilizado é de 95%. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados na amostra.

Mesmo após ter pesquisado as propostas dos candidatos, o estudante de Letras Marlon Gouveia, de 30 anos, ainda não conseguiu decidir para quem irá seu voto. Ele não se sente representado por ninguém. “Eles não têm um plano de governo que é totalmente claro a um tipo de classe social específico. Normalmente, abordam umas e excluem as outras. Não é abrangente e eu me sinto excluído nessa hora”.

A estudante de Jornalismo Fernanda Oliveira, de 21 anos, também não definiu em quem irá votar. Segundo a jovem, as redes sociais influenciam muito na sua indecisão. “As pessoas que já decidiram o voto delas querem fazer com que as outras pensem do mesmo jeito. Então, isso acaba sendo difícil para quem está indeciso, porque você escolhe um candidato e começam a te julgar e criticar”. Segundo ela, esse comportamento dos internautas contribui para que fique confusa e não consiga decidir o seu voto.

Segundo o cientista político Márcio Sales Saraiva, mestre em políticas públicas pela UERJ, ainda há chances do número desses eleitores indecisos diminuir e impactar o resultado das eleições presidenciais, porque muitos decidem o voto três dias antes de irem às urnas. “Aí é que o eleitor conversa com os amigos e os familiares, confere as pesquisas, vê o último debate e toma a decisão final”. Ele explica que esse é o tempo da escolha política, pois antes só havia tendências e probabilidades.


Letícia Montilla – 6° período 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s