Eleições 2018: Aplicativos ajudam eleitor a monitorar e escolher possíveis candidatos

Cada vez mais a internet está presente no dia a dia. Nesse ano de eleições para presidente, governador, senadores e deputado federal e estadual, vários aplicativos estão disponíveis para ajudar o eleitor brasileiro a votar. De um modo geral, todos prometem facilitar a busca do cidadão pelo candidato ideal. De acordo com a forma que foram concebidos, podem ser inseridos em dois grupos: os que fiscalizam a atuação dos parlamentares em exercício e os que trabalham a afinidade programática entre candidatos e eleitores.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 11.39.55

O processo eleitoral na palma da mão, por intermédio das novas tecnologias de comunicação Foto: Francisco Valdemir dos Santos / AgênciaUVA

O Match Eleitoral, lançado pela Folha de S. Paulo e pelo Instituto DataFolha, ajuda os eleitores de São Paulo a escolher os candidatos a deputado federal e senadores e os de Minas Gerais e Rio de Janeiro, apenas para deputado federal.

fido-1-copy@3x

Logomarca da plataforma Foto: Reprodução / Folha de S. Paulo

O objetivo é identificar afinidades entre o que pensam os eleitores e os candidatos, que respondem o mesmo questionário de vinte perguntas. Quando as respostas coincidem, acontece o “match”. A plataforma utiliza temas recorrentes na vida política do país e em cada quesito, oferece as possibilidades de concordância e discordância total ou parcial. Após o lançamento das respostas, o sistema permite conferi-las com as dos candidatos.

tem-meu-voto

Logomarca do programa Foto: Reprodução / Tem Meu Voto

Outro programa é o #TemMeuVoto, que também baseia-se na busca de afinidades entre eleitor e candidato. Com ele, o usuário é convidado a responder a quatro perguntas e eleger duas prioridades para o país, sobre os seguintes assuntos:

  1. Sobre candidatos que respondem ou não a processos judiciais;
  2. Em relação à eleição de postulante que já teve cargo público;
  3. Sobre a interferência do Estado na economia;
  4. Sobre a interferência do Estado nas liberdades individuais;
  5. Selecionar a principal prioridade para o Brasil entre os temas saúde, segurança, educação, transporte e emprego;
  6. Selecionar a segunda prioridade para o Brasil entre os temas igualdade racial, agricultura, energia, sistema político-eleitoral, combate à corrução, cidadania e democracia.

A partir de uma simulação na plataforma, constata-se que parte dos candidatos  respondeu apenas duas questões. O aplicativo ainda disponibiliza o currículo dos mesmos, acesso às redes sociais e, ao final da consulta, faz uma simulação do voto do eleitor na tecla “TEM MEU VOTO”.

merepresenta

Logomarca do site Foto: Reprodução / Me Representa

Analogamente, a ONG #MeRepresenta possui uma plataforma na web, de âmbito nacional, na qual o eleitor pode aferir a posição de alguns candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador a partir de nove temas pré-estabelecidos. É possível escolher de um a nove tópicos dentre gênero, raça, LGBTs, povos tradicionais e meio ambiente, trabalho, saúde e educação, segurança e direitos humanos, corrupção, drogas e migrantes.

Depois seleciona-se o estado e o cargo para o qual deseja encontrar candidatos. O sistema possui filtros por identidade e partido, que direcionam o eleitor para os afinados com os temas citados, por isso não tem representantes de todos os partidos. Além disso, estabelece um ranking entre os políticos mais comprometidos com essas pautas e prioriza na ordem de exibição as candidaturas que, segundo o site, têm pouca ou nenhuma representação na política: mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTs.

vote-na-web

Logomarca da plataforma Foto: Reprodução / Vote Na Web

O VoteNaWeb é um site de engajamento político, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por estudantes de direito, jornalistas, publicitários, programadores e designers, cuja missão é fortalecer a democracia no mundo. Seu mecanismo é o seguinte: após se cadastrar, o cidadão escolhe as propostas de seu interesse e vota. Além disso, pode acompanhar os projetos e os votos dos parlamentares, selecionados por estado. A plataforma também organiza um ranking dos políticos mais atuantes e seus projetos. Dessa forma, oferece a qualquer pessoa a chance de participar da vida política brasileira.

PODER-DO-VOTO

Logomarca do aplicativo Foto: Reprodução / Poder do Voto

O Poder do Voto é um aplicativo que monitora o desempenho de deputados e senadores durante o mandato, possibilitando ao eleitor participar da política, ao receber informações do que está acontecendo no Congresso Nacional. Ele acompanha o andamento de projetos no Parlamento Brasileiro, de modo que possa dar sugestões aos seus representantes via mensagens. Os deputados e senadores também recebem informações coletadas pelo aplicativo, sem que os usuários sejam identificados. Desse modo, ao fim do mandato, o cidadão recebe um panorama do político e poderá avaliar se vale a pena reelegê-lo ou não.

Em reportagem publicada no site Brasil, País Digital no último dia 18, o Poder do Voto informa que mais de 1,5 milhão de pessoas fazem uso de meios eletrônicos para decidir em quem votar nas eleições desse ano. Por um estudo chamado Monitor Democracia 2.0 foram mapeadas 29 iniciativas na web, das quais 14 ajudam o eleitor a escolher o candidato, nove monitoram o desempenho dos políticos e seis são voltadas à educação para cidadania.

Dessa forma, as novas tecnologias da informação se colocam à disposição da sociedade brasileira. Você já pode utilizar esses dispositivos para se orientar e participar da vida política. Comece agora, as eleições estão aí.


Francisco V. Santos – 7º período

Um comentário sobre “Eleições 2018: Aplicativos ajudam eleitor a monitorar e escolher possíveis candidatos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s