No último domingo (30), milhares de pessoas se reuniram na Orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a 23º Parada do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo). Oito trios elétricos animaram o evento, com participação de artistas que apoiam a causa. Com a aproximação das Eleições, o tema da parada desse ano foi: “Vote em ideias, não em pessoas. Vote em quem tem compromisso com as causas LGBTI”.
O evento tem o intuito de propor reflexões e manifestações contra a homofobia e transfobia, preservação de direitos e apoio à cultura LGBTI. O ato não acontece somente no Rio, mas em vários estados e cidades do Brasil, como em outros países. A maior do país, em questão de público e estrutura, é a de São Paulo, que ocorre desde 1997, na Avenida Paulista.
De acordo com um levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), 445 lésbicas, gays, bissexuais e transexuais foram mortos em crimes motivados por homofobia no ano de 2017. Eventos como esse são importantes, pois expressam a resistência e alegria dessas pessoas, além de colocarem em pauta a importância de se viver em uma sociedade igualitária, principalmente no país onde mais se mata LGBTIs no mundo.
No vídeo abaixo, a Agência UVA colheu depoimentos de quem apoia o movimento LGBTI.
Eric Macedo e Vinícius Dias – 7° período

0 comentário em “Parada do Orgulho LGBTI reúne milhares de pessoas pelo mundo”