Ditadura de 70, caso Saldanha e pressão pelos 23: Gérson conta casos de Copa

A seleção brasileira campeã da Copa de 70 foi considerada a melhor seleção de todos os tempos. Contando com grandes astros como Pelé, Rivellino, Gérson e Tostão, a Seleção Canarinho conquistou o tricampeonato na Copa do México e fez as turbulentas ruas brasileiras pularem em festa pelo título.

O país da América do Sul passava por um momento complicado com a ditadura militar e as ruas presenciavam inúmeras repressões físicas e psicológicas, o que não afetou o desempenho dos jogadores que buscavam vaga no mundial.

– Para a gente não teve pressão nenhuma. Éramos pressionado pelo peso da seleção brasileira naquela época. A pressão era sobre quem seria titular ou não seria. O que sempre importou é você estar nos 23. Tinham vários militares na comissão técnica, professores de educação física. A gente sabia o que estava acontecendo, mas lá dentro não tinha problema nenhum. Nós não fizemos propaganda da ditadura, nós estávamos fazendo nosso trabalho. Não tivemos pressão. Respondendo ao pé da letra: se tivéssemos pressão, não jogaríamos – afirmou Gérson, que continuou falando sobre o caso da demissão de João Saldanha.

jarizinho

Gérson atuando pela seleção na Copa de 1970 (Imagem: reprodução)

– Naquela época, quando o Saldanha foi chamado, só ele poderia assumir porque estava tudo dividido. Ele disse que aquele seria o time dele, doa a quem doer. Isso de dizer que teve bronca, não teve nada disso. Antes do treinamento, chegou uma repórter que disse que o presidente queria ver o Dario na Seleção Brasileira. Ele disse “tudo bem, desde que ele me deixe escalar os ministros dele”.

– Foi uma resposta complicada, mas aquilo era próprio do João. Saldanha respondeu de maneira ousada, mas respondeu. Nem o presidente, nem o Saldanha, pelo que a gente ficou sabendo, não tinham intenção de ofender um ao outro. Um estava respondendo como torcedor e o outro respondendo ao pé da letra – finalizou.


 Marcello Neves / Luis Miguel Ferreira

Reportagem realizada para a disciplina de oficina multimídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s