Esporte Geral

Novo acordo entre Flamengo e Maracanã traz esperança para o torcedor carioca

Ao soar o último apito da Copa do Mundo de 2014, o árbitro italiano Nicola Rizzola decretou não só o fim da competição no território brasileiro como iniciou um novo ciclo: o abandono do Maracanã. O templo do futebol brasileiro, que sempre atraiu multidões desde sua inauguração, sofre com a perda da sua essência. Após a reforma para Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, que custou R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos, o consórcio Maracanã assumiu a administração do estádio, alterando o preço do aluguel. O maior palco de jogos do Rio se tornou o mais caro do país. Agora, com um novo acordo firmado entre a concessionária que administra o estádio e o Flamengo, na semana passada, as coisas podem começar a melhorar.

O encarecimento do estádio gerou ainda mais dívidas aos clubes cariocas, que saem dos jogos quase sempre com prejuízos para arcar. O alto custo gera muito desconforto aos clubes e para o próprio consórcio. Alegando perda de R$ 200 milhões, a Odebrecht, iniciou no segundo semestre de 2017, o rompimento do contrato com o governo estadual. Após a expectativa de um novo processo de licitação, no fim de novembro, o governo recuou. Mediante ao processo jurídico que trava com a empreiteira, o governo estadual resolveu travar o assunto, principalmente após a saída de Leonardo Espíndola da Procuradoria-Geral do Estado.

JAR
O mítico estádio do Maracanã é hoje símbolo de abandono. Foto: AFP /VANGUARDIA LIBERAL

A exoneração do procurador ocorreu depois do mesmo rejeitar um pedido do governador por considerá-lo inconstitucional. Com esse contratempo, a dissolução do contrato entre consórcio Maracanã e governo estadual voltou à estaca zero. Ao questionarmos como estariam as negociações sobre o caso, a assessoria da Procuradoria Geral do Estado alegou que a licitação, neste momento, não está sob análise.

Outro agente importante na negociação foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mediadora no processo de rompimento e responsável pelo desenvolvimento de um novo edital, a FGV alegou não estar mais ciente do assunto. Em visita ao estádio em março para avaliar as suas condições de conservação, a Comissão de Esportes e Lazer da Câmara Municipal do Rio de Janeiro apoiou a ideia de municipalizar o Maracanã. Além disso, revelou a proposta de elaborar um estudo com a finalidade de mostrar a viabilidade do município assumir a administração junto aos clubes.

Com o contrato do Flamengo, que prevê que o time jogue no estádio nos próximos dois anos e meio, os torcedores cariocas podem ter mais esperança da volta da essência do futebol regional.


Reportagem de Jorge Abel Costa  e Marcos Vinicius Dias de Araujo para a disciplina Jornalismo Investigativo 

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Novo acordo entre Flamengo e Maracanã traz esperança para o torcedor carioca

Deixe um comentário