Samba nas veias! Mestre-sala, Matheus Machado é neto do compositor Aluísio Machado

“Bumbum Paticumbum Prugurundum” é um samba inesquecível, campeão de 1982 da escola de samba Império Serrano, composição de Aluísio Machado. É deste compositor que descende Matheus dos Santos Oliveira, seu neto. Com apenas 18 anos, ele vem ganhando destaque como mestre-sala. Nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro, precisamente em Thomaz Coelho, ele iniciou ainda menino seu encantamento pelo carnaval.

E foi no carnaval, ao ver sua mãe, Andrea Machado, uma das grandes porta-bandeiras do carnaval carioca, treinar com seu parceiro que o interesse foi total por aquela arte. “Aprendi a dançar só observando os passos da minha rainha e do nobre rapaz que a cortejava”, relata Matheus. Ele, que sempre foi influenciado pela mãe a ter uma aproximação com a dança, nunca passou por uma escola, aprendeu tudo o que sabe observando.

Com isso ele foi se destacando e teve sua primeira oportunidade em 2009 na Império do Futuro, escola mirim do Império Serrano, como terceiro mestre-sala, e logo em 2011 foi selecionado para subir e ser o segundo na mesma agremiação. No ano seguinte, conseguiu ser o primeiro na ainda na mirim. Em 2016 foi muito bem avaliado por jurados e conseguiu subir ao posto de segundo na escola principal. Matheus também passou por algumas agremiações menores, como a União de Vaz Lobo, Mocidade Unida da Cidade Deus, tendo sua mãe como porta-bandeira junto a ele.

Mas foi em 2017 que ele se sentiu completamente feliz, com a volta de sua escola do coração ao grupo especial do carnaval, no qual desfilou e conseguiu arrematar 40 pontos, que é o máximo, ajudando na pontuação de sua escola do coração, Império Serrano. E é lá que ele pretendia ficar para agora em 2018, apresentando o enredo “O Império do samba na rota da China”, que demonstrará o quão presente é a cultura chinesa milenar no cotidiano do brasileiro. “Desfilarei ainda como segundo mestre-sala da agremiação, mas agora entre as escolas de samba da elite do carnaval do Rio de Janeiro”, diz Matheus.

Ele, que não estava no Rio na data da apuração dos votos, revela que mesmo longe, o título e o retorno foram muito comemorados, tendo um significado muito especial por ter acompanhado todo o sofrimento da escola no tempo em que ficou no grupo A por quase dez anos. “Foi angustiante esse tempo todo lá, a comunidade não aceitava essa colocação e buscou até conseguir esse retorno”. Ele até cita um trecho do samba da agremiação para 2018 “Não desfazendo de ninguém, voltei ao meu lugar”.

efbbfb

Matheus no desfile de 2017 do Império Serrano, em que ganhou quatro notas dez

Essa veia do samba vem desde o ventre de sua mãe, que ia aos ensaios com ele ainda na barriga e assim seguiu. Após seu nascimento, essa realidade só aproximou. “Com meses de nascido minha mãe me levava para os ensaios”. Tendo a dança como seu maior foco, Matheus planeja continuar nesse caminho, mas tem algo roubando essa sua atenção, e é compor como seu avô.

“Sempre converso com ele e mostro os sambas que faço”, diz Matheus, que conta com a avaliação e as sugestões que seu avô fala sobre suas composições. Mas a parceria não se limita a isso. Em muitas das suas apresentações de dança ele está presente. “Na última feijoada foi para me ver dançar”. Um é companhia do outro nos ensaios do Império Serrano. “Minha mãe fala que minha qualidade melódica é muito boa”.

E é nessa qualidade na dança e nas composições que ele pretende continuar no futuro. Ele, que terminou o Ensino Médio, quer crescer e se estabelecer sem deixar o carnaval. Ao lado do seu avô, ainda quer fazer um samba que ganhe a avenida e seja campeão. “Sempre quis compor com meu avô, ainda sonho com essa possibilidade. Seria inesquecível”, revela Matheus. Como bom amante de carnaval, cita outro trecho do samba de seu avô de que ele mais gosta. “Vem meu amor, manda a tristeza embora, é carnaval, é folia neste dia ninguém chora”.


Reportagem de Karolyne Brasil para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Jornalismo Impresso

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s