Comportamento Geral Saúde

Nutricionista alerta para a importância da alimentação no esporte

Vemos super-heróis a todo momento nos filmes da televisão, nas telas do cinema e nos quadrinhos das bancas de jornais. Mas o que muitos não sabem é que hoje, com a grande competitividade que existe no meio esportivo e com a concorrência cada vez mais acirrada na busca por bons resultados, é preciso ser um verdadeiro campeão para chegar ao nível de um atleta de alto rendimento. E como chegar ao ápice não é nada fácil, é necessário ter um combustível eficiente para treinamentos e para alcançar todos os níveis necessários para uma competição tão árdua como é no meio da educação física. Os especialistas afirmam que, além de uma regularidade e intensidade nos treinos diários, a alimentação é sem sombra dúvidas uma das principais e maiores preocupações a se ter.

Quem garante isso é a nutricionista Patricia Pimenta. Ela trabalha em uma academia na Zona Oeste do Rio de Janeiro e acompanha diariamente a rotina de atletas amadores e profissionais que buscam um dia após o outro os resultados nos treinamentos físicos.

“Além de acompanhar os alunos nos treinamentos, também sou responsável pelas avaliações físicas dos alunos que estão ingressando na academia. É muito gratificante acompanhar os resultados aparecendo e o primeiro passo para cada um deles é sempre a reeducação alimentar”.

Aluna do curso de Nutrição na Universidade Veiga de Almeida, Leticia Campos ratifica esta afirmativa e acrescenta que o importante não é apenas comer bem. Comer com qualidade e responsabilidade é muito mais eficiente para um atleta de alto rendimento. Ela é enfática ao assegurar que um esportista não deve se preocupar com estes aspectos apenas em épocas de competição, mas é fundamental que seja feito um trabalho juntamente com toda equipe antes, durante e depois de determinada competição.

“O antes é importantíssimo, pois vai garantir um preparo melhor ao atleta para encarar toda a duração de um calendário de atividades. O durante não vai permitir que ocorra uma fadiga e um cansaço maior. Por isso, alimentos ricos em proteína, carboidrato e potássio vão permitir que o atleta não perca o alto nível e se mantenha competitivo. E com certeza, o pós competição que assegura uma boa recuperação muscular e física”.

Prova disso é o professor de educação física e fisiculturista Marcio Lopes, que tem uma agenda corrida entre as aulas na academia como personal trainer e as competições de que participa como atleta fisiculturista. Ele garante que a rotina é muito puxada no dia a dia, mas o resultado final é sempre prazeroso. Ele foi campeão estadual de fisiculturismo no ano de 2016 e tem a alimentação como base para ter, além de uma vida saudável, um rendimento muito mais produtivo para um resultado satisfatório.

“É sempre muito complicado e puxada a nossa rotina. Temos que nos cuidar muito. Não é por vaidade. É um caminho que escolhemos seguir para a nossa vida. Minha alimentação é muito regrada. Preciso comer de três em três horas e às vezes preciso de intervalos entre as aulas para evitar que passe mal ou fique fraco. Em é poça de competição tudo é ainda mais intenso e frenético. Tem perda de gordura, aumento de massa muscular, mas tudo muito prazeroso”.


Zahyr Neto – 8°período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Nutricionista alerta para a importância da alimentação no esporte

Deixe um comentário