Nesta segunda-feira, dia 24, foi iniciada a Semana Jurídica para os alunos do graduação e pós-graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida. O primeiro dia do evento contou com com o lançamento do livro “Direito e Trabalho – Reflexões Através do Tempo”, escrito pelo professor da instituição, Leonardo Rabelo, que é organizador da Semana juntamente com a professora Leonora Oliven.

O autor da publicação explica que trata-se de uma obra comemorativa pelos quinze anos de carreira na área do Direito Trabalhista, reunindo textos publicados em jornais e outros livros escritos por ele, o que dá um caráter histórico ao livro ao mostrar que pouca coisa mudou nesta última década e meia. No entanto, Rabelo afirma que o trabalho como se conhece hoje pode estar prestes a mudar.
Segundo o professor, as propostas de reforma das leis trabalhistas podem provocar profundas mudanças. “O trabalho como a gente acaba está semana, muito provavelmente. E começa um mundo novo, onde algumas categorias vão sofrer menos impacto . Como que trabalha com Comunicação, que está mais acostumado com essa modalidade de jobs. Mas a maioria das categorias é acostumada com trabalho, que tende a acabar. O emprego nunca vai acabar, mas o trabalho como conhecemos, sim”.

Rabelo também destaca a necessidade de adaptabilidade que surge perante este novo quadro. “Temos que entender esse novo modelo que teremos aqui, nesse momento histórico”. O acadêmico ainda firma que todas as mudanças pegaram de surpresa até mesmo quem trabalha na área dos Direitos Trabalhistas. “Eu nunca imaginei que pudesse acontecer tanta coisa em tão pouco tempo”.
A respeito da Semana Jurídica, o professor declara que um evento como este é fundamental para os alunos de uma universidade. “3600 horas de aula colocam na mesa os assuntos que têm que ser tratados na matriz curricular, mas as discussões mais profundas acontecem dos debates de eventos como esse, onde se tem contato com pessoas que, geralmente, não se tem em sala de aula, pessoas que estão pesquisando, descobrindo novas coisas. E a Semana Jurídica é o palco ideal para isso”.
Daniel Deroza – 5º Período

Pingback: Diversidade e Igualdade |