Braguinha para as novas gerações    

Considerado um dos compositores Brasileiros de mais tempo em atividade, a história de Braguinha está de volta em curta temporada no musical infantil “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças”. A peça celebra as 10 indicações ao Prêmio CBTIJ de Teatro infantil de 2016, que tem como objetivo reconhecer todas as atividades profissionais de artistas e técnicos de espetáculos feitos para o público mais novo. O espetáculo é encenado no Anfiteatro do Morro da Urca, e faz parte do projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, que apresenta nomes importantes da cultura brasileira para as crianças, em forma montagens que mesclam biografia e canções de um artista escolhido.

Baseado em trechos da juventude do compositor Braguinha, o espetáculo utiliza músicas como “Pirulito que Bate Bate”, “Cantores de Rádio”, “Chiquita Bacana”, “Carinhoso”, “Piratas da Perna de Pau”, entre outros sucessos para transportar os espectadores para os divertidíssimos carnavais de rua da capital fluminense de 1920. E, tem como resultado, um programa alegre que atrai a todos. “É muito legal vermos diversos tipos de família vindo nos assistir. Pessoas mais velhas, crianças e idosos vindo curtir as músicas que eles gostam(…) É realmente para todas as gerações. Um trabalho de qualidade como o de Braguinha ultrapassa classificação etária”, completa o roteirista e ator Pedro Henrique Lopes.

O roteiro escrito por Pedro conta a história de Carlinhos, um garoto que ouvia música a todo instante. Seu pai, Sr. Jeronimo, não era a favor das inclinações sonoras do menino, mas a avó, D. Isaura, sempre o estimulava. Contando com o apoio de alguns amigos de escola, Carlinhos começa a criar belas canções para o carnaval da cidade. No que diz respeito a trama, D. Maria Cecília Braga – filha do compositor Braguinha – completa afirmando que “eles souberam contar tudo que era do meu pai. As musicas foram muito bem escolhidas, então eu achei esse espetáculo maravilhoso, me lembrou ao meu tempo de criança”.

“O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” é o segundo espetáculo do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”. A história leve traz a tona temas como o valor da família e da amizade. “A gente tenta levar a cultura brasileira e resgatar isso para as novas gerações através da arte e do entretenimento. Para nós é muito importante que as pessoas tenham essa noção também”, finaliza Pedro Henrique Lopes, que também é um dos sócios da Entre Entretenimento, produtora cultural responsável pelo sucesso do Espetáculo.

Um dado interessante é que a glória da peça “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” inspirou a criação de “O Menino das Marchinhas – Braguinha”. O espetáculo está em cartas até o dia 09 de abril, com apresentações todo Domingo, às 11h. O feedback recebido pelos organizadores está tão bom, que eles já anunciaram um novo musical para outubro deste ano. Trata-se de “Bitura – Milton Nascimento”, também voltado para o público infantil. Resta, agora, esperar por esse mais novo sucesso.


Martina Orlandini – 3o período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s