Comunicação Geral

Entrelaçando corações e tecendo a Paz

os-alunos-debora-fernandes%2c-bruna-rua%2c-ewerthon-araujo%2c-rodrigo-andrade-e-dorval-de-lima
Alunos (esq.) Débora Fernandes, Bruna Rua, Ewerthon Araújo, Rodrigo Andrade e Dorval de Lima em estande. [foto: Laís De Martin/ Agência UVA].

A segunda edição do evento Paz em Foco foi realizada na última sexta (18), no Campus Tijuca da Universidade Veiga de almeida. Promovido pela professora Luciene Aragon em parceria com a UVA e alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o evento teve como objetivo provocar a reflexão sobre a importância das atitudes individuais e das práticas coletivas para a promoção da paz em diferentes níveis. Foram realizadas dinâmicas interativas e lúdicas no bosque da faculdade.

Uma dessas atividades foi realizada pelos alunos da matéria de Comunicação e Mundo Contemporâneo, que consistia em um quiz de três questões, relacionadas a direitos humanos e ações que promoveram a paz pelo planeta. Ao acertar uma resposta, o participante recebia como prêmio uma rosa branca; com duas, ganhava um saquinho de balas; e ao gabaritar o quis, um bombom. A aluna Nathalia Azevedo avaliou a importância do teste. “Acho relevante o fato de darmos uma função prática ao conteúdo teórico aprendido em sala. Nós pesquisamos e confeccionamos de maneira autoral cada questão. Além de ser um crescimento pessoal, a interação e troca de conhecimentos com os indivíduos que visitam o nosso estande é também um crescimento profissional e social, na medida em que conhecemos um conteúdo relevante para o planeta e as pessoas”.

Na sequência, às 11h, foi realizada na sala C307 a palestra “Kabbalah, o poder de mudar tudo”. A convite da professora Daniela Oliveira, foi recebido para esclarecimentos em torno do tema o professor Shimon Ferreira, do Kabbalah Centre Brasil (instituição sem fins lucrativos, que tem como propósito tornar os ensinamentos da filosofia compreensíveis e relevantes no cotidiano). Em hebraico, Kabbalah significa “receber”, “manter”, “fazer crescer”. O objetivo está voltado para a imortalidade através da extinção permanente da dor e do sofrimento.

o-professor-shimon-ferreira-durante-a-palestra
Professor Shimon Ferreira durante a palestra. [foto: Laís De Martin/ Agência UVA].

Considerada uma sabedoria espiritual além de seu tempo, fornece maneiras práticas de evoluir, criar alegria e plenitude duradoura. Esclarece que cada indivíduo possui dentro de si o poder de criar a vida que quiser. A Kabbalah ensina a ativar esse poder e proporciona uma nova forma de enxergar o mundo. Oferece ainda, ensinamentos sobre os segredos do universo e da alma humana. Segundo o professor Shimon Ferreira, lidar com a sensação de falta e a necessidade de mudança são problemas recorrentes em nossa existência. “Existem forças espirituais que regem cada força de nossa vida. A Kabbalah nos ajuda a entender isso. São leis espirituais. Devemos pensar em como receber, aprender a manter e fazer crescer da melhor maneira possível”. Shimon comenta ainda que até pouco tempo a prática era pouco acessível. “Até a década de 1960, a Kabbalah era proibida para indivíduos comuns, mas isso mudou com os ensinamentos de Rav Berg e Karen Berg, que abriram a religião.”


Laís De Martin– 8º Período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Entrelaçando corações e tecendo a Paz

Deixe um comentário