Geral Sociedade

As questões raciais da atualidade e seus desafios

Ontem, aconteceu no auditório da Universidade Veiga de Almeida o seminário sobre Políticas Sociais, Saúde E Relações Étnico- Raciais, com o objetivo de promover e discutir o tema da proteção racial e, também, comemorar o dia da consciência negra. O evento contou com uma mesa aberta onde os convidados debateram sobre o tema proposto. A parte da manhã contou com a presença de Eduardo Maluf, diretor acadêmico do campus Tijuca, Marcio Tadeu Ribeiro Francisco, coordenador do curso de Enfermagem, Vânia Dutra, coordenadora do curso de Serviço Social e Edson Santos de Souza, Ex-ministro da promoção da Igualdade racial.

Um ponto importante levantado no debate foi o processo histórico das relações étnico-raciais no Brasil, que contou com a participação de Camila Marques e Jolison Júnior, ambos professores. Outro tema comentado foi sobre a saúde da população negra, para tal, os professores Camila Estrela e Roseli Marques dissertaram.

racial-2

Foram postos em questão pautas como a Igualdade; Universalidade e Homogeneidade; Diferença e Diversidade e como essas palavras se encaixam no discurso das políticas públicas e onde está a discussão de equidade sobre o assunto. Segundo a pesquisa realizada, a grande maioria dos domicílios que são atendidos pelas assistências sociais são de moradores negros, onde muitas vezes a cor da pele funciona como um mecanismo para a inserção, ou não em determinados espaços selecionados.

Foram ilustrados por Roseli Marques muitos casos de racismo recorrentes no Brasil, como nos campos de futebol com os atletas negros, como o do lateral Daniel Alves, do Barcelona; na internet com alguns artistas de televisão, como a da atriz Thais Araújo; e o caso dos Estados Unidos, onde um policial branco espancou até a morte um menino negro em 2014.

O racismo e o preconceito caminham juntos e estão interligados. Este, pode ser referido até mesmo à classe social de uma pessoa, como as de baixo poder aquisitivo. É importante que haja uma reflexão com o intuito de que certas atitudes deixem de acontecer, para que assim exista um futuro melhor, com mais perspectivas e sem julgamentos ignorantes.


Camila Claros- 8º período

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “As questões raciais da atualidade e seus desafios

Deixe um comentário