Entre a comédia e a tragédia

Na última terça-feira, dia 27, o EncontrArte (Encontro de Teatro da Baixada Fluminense) retornou à programação teatral após a Mostra E Aí?!, realizada no dia anterior no Shopping Nova Iguaçu. O dia começou às dez na manhã, na unidade Iguaçuana do Sesc, com a agenda infantil. A primeira peça a ser apresentada no primeiro dia desta segunda semana do festival foi “A Farra do Boi Bumbá”. Dirigida por Ribamar Ribeiro, a montagem é um mergulho da cultura brasileira regionalista que mistura nos mesmo microcosmos teatro popular, farsas medievais e festas regionais tradicionais para contar a história “Catarina e a Língua do Boi”.

As mais de três centenas de poltronas da plateia estavam quase completamente ocupadas pelo público composto não só por crianças acompanhadas pelos pais, mas também jovens e adultos que foram assistir à montagem por conta própria, como mostrou o vídeo publica na página oficial do EncontrArte no Facebook.

GE DIGITAL CAMERA

(Da esquerda para a direita) Johnny Rocha, Felipe Vilela e Fábio Matheus. [foto: Daniel Deroza/ Agência UVA].

Mais tarde, às sete da noite, foi a vez do gênero drama entrar em cena sob a aura de Shakespeare com a peça “Avesso”, uma junção de três obras o maior dramaturgo da língua inglesa da História: o romance trágico de “Romeu e Julieta”, a obscura ambição de “Macbeth” e as dúvidas que cercam a vingança de “Hamlet”.

Esta roupagem contemporânea desta tríade de tragédias shakespearianas foi concebida por Heiner Muller, da CTI – Comunidade Teatral Independente, sob a direção de Renato Neves e Ribamar Ribeiro, sendo representada por um elenco composto por seis atores que deram corpo aos personagens inesquecíveis do escritor europeu.

Já na quarta-feira, quem iniciou o dia foi a equipe de “A Jornada de Kim”, uma epopeia infanto-juvenil, escrita e dirigida por Diogo Villa Maior, que lotou o teatro Sesc com mais de trezentos espectadores que foram acompanhar a saga da jovem protagonista, cuja mãe encontra-se muito doente, em busca da Flor de Irauadí, a única coisa que pode salvar sua progenitora, porém, antes, Kim irá encontrar muitas criaturas fantásticas – nem todas bem-intencionadas.

Mas, sem dúvidas, a peça que mais intrigou o público foi “Precisa-se de Velhos Palhaços” – uma adaptação de “Um Trabalhinho Para Velhos Palhaços”, do romeno Matei Visniec –, que conta a história dos amigos Nicollo, Felippo e Peppino – Fábio Matheus, Felipe Vilela e Johnny Rocha, respectivamente –, artistas circenses que não se veem há trinta anos e se reencontram ao se dirigirem a uma entrevista de emprego.

Enquanto esperam, o trio, apesar de serem “profissionais do riso”, mostram-se homens cheios de angústias que vivem de glórias passadas e reclamam da falta de reconhecimento que enfrentam atualmente. A mistura de melancolia, tragicomédia, circo e loucura agradou bastante o público, que aplaudiu a montagem em vários momentos ao longo da apresentação – além da salva de pé ao final.

O ator Felipe Vilela – cuja interpretação do cínico, arrogante e efeminado Felippo levou o público às gargalhadas – salienta que a principal questão do espetáculo é “vale tudo para conseguir o que se deseja?”, afinal os três amigos passam a peça inteira tentando fazer com que os outros dois desistam da vaga.

O elenco também aproveitou para agradecer ao diretor Anderson Marques, à direção do Sesc Nova Iguaçu e ao EncontrArte, que, segundo Fábio Matheus, desempenha um importante papel na valorização da cultura produzida na Baixada Fluminense, ou seja, fora do eixo Centro-Zona Sul. “A gente pode, a gente merece e a gente precisa!”, ele declarou.

Após a tradicional entrega do troféu EncontrArte – entregue em todo final de espetáculo do festival – e o sorteio das camisas oficiais, muitos dos espectadores subiram ao palco para tirar fotos com o elenco e parabeniza-lo pelo trabalho. A equipe do Encontro de Teatro da Baixada Fluminense encerrou a noite convidando o público para os últimos dois dias do evento, que será encerrado na sexta-feira, dia 30.


Daniel Deroza– 4º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s