Com a chegada dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, os transportes tiveram que se adequar com a grande demanda de turistas chegando à cidade. Pensando nisso, as circulações dos Bondes de Santa Teresa foram ampliadas, desde segunda – feira passada (01/08), e irão funcionar de segunda a sábado (exceto domingos, feriados comuns e olímpicos), nos trechos Largo da Carioca – Largo dos Guimarães e Largo da Carioca – Francisco Muratori. Durante esse período o horário de funcionamento será das 8h às 16h.
Todas as circulações serão sem cobrança de tarifa, com operação assistida e haverá uma espera durante essa primeira semana de 15 minutos entre a saída de um bonde e outro, em ambos os ramais. A partir da próxima semana, do dia 08 até 12 de agosto, o intervalo será reduzido em 5 minutos.
Mas os cariocas e todos os turistas que estão chegando para os jogos olímpicos não irão desfrutar apenas do passeio de bonde. Quando passarem pela Estação Carioca do Bonde, terão a oportunidade de visitar a nova sala que reúne o acervo do antigo Museu do Bonde. O espaço que foi inaugurado na tarde de quarta – feira (03/08), conta com uma rampa de acessibilidade para cadeirantes e portadores de necessidades especias.

A exposição dentro da Estação Carioca do Bonde busca contar toda a história dos famosos bondes, através de painéis, fotos, textos explicativos, maquetes de antigas composições de diferentes épocas, suas finalidades, antigos equipamentos, entre outras pecas históricas. Pensando nos turistas que chegam à cidade, os textos dos novos painéis foram traduzidas para inglês e espanhol.
“A história dos Bondes de Santa Teresa em Ilustrações” do designer gráfico Osmar Calixto é outra exposição que os turistas podem visitar, também na Estação Carioca. Ao todo são 14 ilustrações digitais coloridas feitas no computador, baseadas em fotos antigas, em pesquisas nos sites especializados e no livro “The Tramways of Brazil”, de Allen Morrison.
As ilustrações ficarão à disposição do público até o dia 10 de setembro, das 8h às 16h, em comemoração aos 120 anos da eletrificação dos Bondes de Santa Teresa. A entrada é gratuita.
Rodrigo Soares – 6º período

0 comentário em “Um passeio completo pelos bondes de Santa Teresa”